quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Head of Charles nos EUA

Há quase 20 anos, a regata de remo mais famosa dos EUA renasceu


A regata de remo mais popular dos EUA é a do rio Charles em Boston. As suas águas hoje são sinônimo de pureza. Poucos sabem que há quase 20 anos a realidade era bem diferente.

O Charles River corta 22 cidades antes de alcançar o oceano Atlântico em Boston. É também o local onde acontece anualmente a famosa regata Head of the Charles.

Uma dúzia de clubes de remo está instalada no último trecho do rio. Alguns estão associados à algumas universidades e outros como o Union, Riverside e o Cambridge Boat Club são grandes clubes públicos. 

Outro clube, relativamente novo, o Community Rowing Inc., possui mais de 5.000 remadores ativos. O remo no Charles River não para de crescer.

Porém, essa realidade de hoje foi bem diferente num passado não muito distante. O Charles River sofreu a degradação provocada pela população que vivia às suas margens durante 400 anos. 

A revista Harper´s descreveu a situação em 1955: “sujo e fétido, poluído por lixo doméstico e grandes resíduos industriais, enlameado de óleo, é difícil chamar o que corre pelo seu leito de água”. Durante os anos 1800 as margens do Charles River foram ocupadas por fábricas se transformando numa das áreas mais industrializadas dos EUA.

Há 15, 20 anos atrás qualquer remador que caísse nas águas do Charles River sabia que deveria correr para o hospital. Em 1995 a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (United States Environmental Protection Agency – EPA) definiu os patamares para viabilizar o nado e a pesca no rio em um prazo de 10 anos. 

A prioridade era reduzir o nível das bactérias despejadas, reduzindo a quantidade de esgotos sem tratamento que eram atirados diretamente no rio.

Em 1995 o rio ganhou o nível D da EPA, o que significa a proibição de nadar. Apesar de em 2005 o rio ainda não possuir um nível que permitisse o banho livre em toda a sua extensão, o nível B+ foi conquistado e já era possível mergulhar em alguns pontos. Em 2007 foi autorizada a organização de um evento de natação nas águas do Charles River.

O trabalho de limpeza do rio de uma das regatas de remo mais famosa do mundo continua e os clubes de remo participam ativamente nessa iniciativa. Anualmente acontece o dia de limpeza do rio, patrocinado pela Charles River Watershed Association, com mais de 4000 voluntários. 

Muitos remadores fazem questão de participar dessa iniciativa.

Ref : por Melissa S. Bray - World Rowing Magazine 

Nenhum comentário:

Postar um comentário