Leander Club, o clube de maior sucesso do remo inglês, localizado às margens do Rio Thames em Henley-on-Thames cuja sede também é conhecida como o “Pink Palace”, personifica a tradição inglesa no remo. O clube foi fundado em 1818 e desde 1980 produziu mais de 400 atletas internacionais.
Antes de Londres 2012, o clube tinha conquistado um total de 99 medalhas olímpicas. Depois, o número subiu para 112. Quase metade do time olímpico de remo nos jogos de Londres era composto por atletas do Leander Club.
Pelo clube passaram nomes conhecidos da história do remo mundial. O penta-campeão olímpico Steve Redgrave, o tetra-campeão olímpico Matthew Pinsent assim como Tim Foster e James Cracknell.
O assessor de imprensa do clube comenta: “o objetivo do clube é sempre colocar o maior número de atletas possível na seleção inglesa e fomos muito bem sucedidos nessa estrategia. Nossos atletas, sócios, visitantes e patrocinadores corporativos compartilham os mesmos valores de trabalho em equipe, disciplina, comprometimento e sucesso.
O remador olímpico inglês Tom Solesbury, que foi quinto colocado no quadri em Londres 2012 explica porque, na visão dele, o Leander Club é tão bem sucedido. “Para mim, o apoio do clube tem sido extraordinário em vários aspectos. Leander tem sido um lugar excepcional para treinar com um ginásio de altíssimo nível e com técnicos excelentes como, por exemplo, Mark Banks que também foi meu treinador na seleção".
A invencível dupla do double feminino ouro em Eton Dorney, Anna Watkins e Katherine Grainger também ressalta a qualidade do clube: “O Leander fornece uma bela estrutura. Nós treinamos a maior parte do tempo utilizando a estrutura da seleção mas durante as festas de final de ano e nos eventos de clubes eu fico por lá. É tudo muito profissional e não tem a politicagem que encontramos em outros clubes. É só aparecer por lá e usar a estrutura!”
O assessor de imprensa Theharne Jones lembra: “A atividade da nossa garagem hoje está voltada para a gestão da receita para o programa da academia de desenvolvimento do Leander Club. O objetivo principal é conquistar a maior quantidade de vagas possível na seleção inglesa de remo que irá disputar os jogos no Rio de Janeiro em 2016”.
Apesar de ser a maior “fábrica” de talentos do remo inglês, os atletas e os funcionários do clube ressaltam a atmosfera amistosa que reina no clube. “Talvez as pessoas que não conheçam a realidade do clube nos considerem "snobes", mas na realidade todos aqui querem ajudar os atletas. Esse lugar é feito para aqueles que querem testar o seu limite como remador. É sem dúvida um lugar competitivo mas também um lugar para socializar ”, completa Jones.
Mais info : Wikipedia sobre Leander Club
Sem comentários:
Enviar um comentário