Steve Redgrave fala sobre o verdadeiro legado dos Jogos Olímpicos
O remador inglês Steve Redgrave, penta-campeão olímpico, explica porque o verdadeiro legado dos jogos olimpicos está para além das medalhas e das estruturas olimpicas e complexos desportivos.
Neste momento toda agente está a falar sobre o legado que os nossos atletas olímpicos e paraolimpicos podem deixar. E que isso se traduz no número de medalhas que esses heróis irão conquistar. E com razão, esse legado é uma chance de mudar o nosso país para melhor. Igualmente nós temos a tendência de pensar nesses heróis do desporto como pessoas com uma capacidade física excepcional.
Nós os admiramos... Porém, no meu caso, o meu herói desportivo foi o meu professor de inglês na escola secundária.
Ele adorava o remo e o rugby e me contagiou com o seu entusiasmo. Naquela época, certamente, eu não pensava em ser um campeão olímpico.
Essa é a razão pela qual o principal aspecto do legado olímpico é o lado humano e como todos nós iremos disseminar esse legado da forma mais ampla possível.
Nós temos que inspirar pessoas de todas as idades a se envolver com o desporto.
O desporto promove o espírito de equipe e a comunicação e acima de tudo dá chance às pessoas de conquistar novas amizades e desfrutar a vida ao máximo.
Com esse objetivo, eu me juntei à Sport England (orgão público que desenvolve o desporto de base na Inglaterra) para o lançamento de um programa de legado que faça o desporto acontecer em todas as nossas comunidades.
Nós chamamos essa iniciativa de “Sport Makers” (Incentivadores do Desporto) pois se trata de ajudar nossos amigos, vizinhos e colegas a praticar desporto.
As pessoas que tenham interesse em trabalhar como promotores do programa serão apresentadas à organizações que necessitam desse apoio.
Precisamos de pessoas para ensinar os valores olímpicos da amizade, determinação e respeito.
Se cada “Sport Maker” inspirar outras dez pessoas a se envolverem com o desporto... bem, é so fazer as contas, teremos mais de 40.000 pessoas envolvidas no programa em toda a Inglaterra.
Link do site Sport Makers aqui.
Veja abaixo o vídeo do "flashmob" (aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada) realizado por uma Sport Maker em Essex.
Sem comentários:
Enviar um comentário