segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Nada que já nao se saiba, mas ... Envelhecimento X Prática Desportiva

Envelhecimento X Prática Desportiva


Com o passar dos anos, é natural que ocorra um declínio nas estruturas e no funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo humano.

O envelhecimento é causado pela soma de todas as manifestações de desgaste durante a vida, constituindo-se num processo biológico evolutivo, contínuo, limitando as possibilidades de adaptação do organismo ao ambiente e aumentando a probabilidade de morrer. 

Biologicamente, o ser humano seria capaz de viver 115-120 anos.





Infelizmente, o progresso e a modernidade, através das tecnologias atuais, limitam o homem em relação ao movimento natural no seu quotidiano. 

Através do treino físico, podemos aprimorar e prolongar o ótimo funcionamento do corpo para fases mais avançadas da vida. 

Assim, coração, pulmões, vasos sanguíneos, ossos e músculos serão beneficiados pela prática regular e orientada de actividade físicas e exercícios físicos.

Como regra geral, um programa de condicionamento físico para indivíduos entre 50 - 60/70 anos deve enfatizar o aprimoramento da resistência cardiorrespiratória e da resistência muscular.

A caminhada,a corrida, a nataçao, ciclismo e o remo são excelentes formas de exercícios para a promoção do bom funcionamento dos órgãos e sistemas cardiorrespiratórios, além de serem eficientes para um trabalho de coordenação, pois não exigem alto grau de complexidade motora. Para uma melhor eficiência mecânica (dos movimentos), a força e resistência dos músculos são fundamentais.

O aprimoramento da capacidade de força muscular é obtido através da prática regular do treino com pesos, orientado por um profissional experiente. 


É imprescindível incluir no programa de treino diário uma boa parcela de exercícios físicos para a manutenção de níveis ideais de força muscular.




Portanto, o único método cientificamente comprovado que garante ao homem o retardar do processo natural de envelhecimento - biologicamente mais jovem do que a idade cronológica - é o treino físico.

Assim, os desportistas conseguem ser 10-12 anos mais jovens biologicamente do que os indivíduos inactivos. 


Isto significa mais saúde e longevidade. “Ter uma vida activa, através da prática regular de exercícios físicos significa viver mais e ter mais vida durante muito mais tempo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário