Qual a melhor altura para treinar?
Os madrugadores costumam orgulhar-se muito da sua capacidade de levantar da cama às 5h para entrar na piscina do ginásio ou chegar ao clube de remo às 6h.
Depois do treino, eles chegam no trabalho bem dispostos, falantes e sem os olhos inchados, como todos os outros colegas que acordaram há apenas meia hora e só conseguem estar bem o suficiente para fazer qualquer exercício no final da tarde.
Mas, afinal, cada pessoa é diferente ou há benefícios de fazer exercício em determinada hora do dia?
A melhor hora para fazer exercício é uma preferência individual.
Não há pesquisas que determinam o melhor horário. E o ideal é saber em qual deles o seu corpo funciona melhor - e não deixar de ter uma rotina de exercício.
No entanto, há os prós e contras de cada um.
De manhã:
Vantagens
- Sente-se com mais energia
Fazer exercício de manhã dá mais energia no início do dia.
Se o seu trabalho for muito stressante, física e mentalmente, trabalhar o dia todo e depois encarar o treino pode ser puxado demais. Se perceber que está esgotado ao fim de um dia de trabalho, a manhã talvez seja a melhor opção.
- Queima gorduras mais rápido
Fazer exercícios de manhã faz com que seu corpo queime mais gordura.
Isto porque o corpo consome primeiro os açúcares e depois a gordura. Pela manhã, a hipotese de queimar gordura é maior porque provavelmente ainda não consumiu muitos carbohidratos.
- Ajudinha psicológica
Os benefícios psicológicos do exercício pela manhã são palpáveis.
Para a maioria das pessoas, a prática limpa a mente e dá uma injeção de energia positiva para o resto do dia.
Desvantagem
- Maior risco de lesão
É necessário dar uma atenção especial ao aquecimento de manhã, especialmente para exercícios que envolvem a região da coluna.
Isto porque, quando dormimos, os discos intervertebrais incham e não dão a melhor estabilidade para as vértebras.
Se o treino envolve cargas e pesos, o ideal é levantar da cama uma hora antes - tempo suficiente que demoram os discos a voltar ao normal.
À noite:
Vantagens
- Está mais preparado fisicamente
Se não trabalhou até tarde e não está fisicamente esgotado, estará mais preparado para se exercitar do que de manhã.
Além disso, provavelmente terá ingerido mais comida, o que ajuda a ter mais energia disponivel para treinos de elevada intensidade.
- É mais fácil ficar mais tempo
Não ter hora para sair do treino pode dar mais tranquilidade para a realização de um bom aquecimento, maior pausa entre um exercício e outro e mais tempo para socializar com os colegas, valorizando o espirito de equipa.
- É mais seguro para levantar muito peso
Exercícios explosivos que envolvem levantar muito peso devem ser feitos à noite. De manhã, eles não são tão eficientes nem tão seguros.
Desvantagem
- Atrapalhar o ciclo do sono
Exercícios aumentam o nível de cortisol no sangue, o que eleva a pressão sanguínea e a atenção.
Fazer exercícios muito tarde, treinar muito tarde faz com que o corpo tenha um pico de cortisol num momento em que ele deveria estar diminuindo, o que pode interferir no sono.
Sem comentários:
Enviar um comentário