As potencialidades de um clube desportivo escolar - possivel na modalidade do remo?
CDE's na modalidade do remo
A criação de clubes desportivos escolares
(CDE) pode contribuir para um novo papel da escola na formação do desportista,
em especial nas etapas iniciais do processo de formação.
Questao pertinente é se podemos adaptar um clube de remo ou a nossa própria modalidade à "filosofia" do clube desportivo escolar. A ideia é ter uma ligaçao directa entre as atividades / disciplinas fisicas da escola e o clube em questao, à modalidade em questao.
Entende-se que o clube desportivo escolar pode ter distintas modalidades.
É crença convicta que
a promoção da prática desportiva em ambiente escolar pode servir como estímulo
a uma maior responsabilização dos deveres e dos direitos dos alunos na escola,
na família e na sociedade.
Apresenta-se de forma sumária algumas potencialidades
do CDE:
- Organização das práticas desportivas por níveis de aprendizagem
A Educação Física curricular, os jogos inter-turmas, os núcleos de desporto
escolar com e sem competição, o desporto federado, podem e devem coexistir
de forma articulada e continuada por forma a responder às várias etapas de
formação dos jovens e aos objectivos de cada um dos sectores e áreas. Os jogos
e as competições nestes escalões também devem ser adaptados às necessidades
e aos níveis de aprendizagem dos atletas.
- Aproveitamento e rentabilização das instalações desportivas com horários
compatíveis
Se as instalações desportivas susceptíveis de promoverem a prática desportiva
estão afectas às escolas é natural e desejável que a gestão das mesmas seja
feita de forma criteriosa e adequada aos projectos escolares. Cabe a cada
escola encontrar o seu próprio modelo de organização dos horários de treinos
de acordo com a sua realidade.
- Maior ligação entre a actividade desportiva e a actividade escolar curricular.
O CDE pode servir para que os pais participem com maior intensidade na
vida escolar dos seus filhos desde que haja uma preocupação comum de formar
bons alunos e bons atletas. O desporto, não só é perfeitamente conciliável
com os estudos como também pode ajudar o aluno a ser mais responsável no cumprimento
dos seus deveres escolares e familiares. Tem havido alguns casos interessantes
no âmbito da modificação das atitudes, dos valores sociais e da auto-confiança,
a partir de uma prática desportiva desenvolvida em ambiente educativo.
- Autonomia financeira e organizativa
Com as novas oportunidades de autonomia e gestão escolar prevê-se uma
maior responsabilização dos professores, dos pais e dos alunos na definição
do modelo de organização escolar. A criação dos CDE, desde que seja acompanhada
de autonomia financeira e organizativa poderá gerir novas receitas e uma melhoria
da qualidade das práticas desportivas
- Especialização dos professores no desporto escolar e criação de incentivos
O CDE é uma excelente oportunidade para os professores e alunos que gostam
da escola assumirem um papel mais especializado e adequado na orientação e
gestão das práticas desportivas. Se se vier a generalizar os clubes desportivos
escolares é necessário não descurar vários incentivos aos professores, entre
os quais uma redução horária e a diferenciação de cargos, consentânea com
as necessidades dos alunos.
- Maior abertura da escola em relação à comunidade através do desporto.
A prática desportiva na escola ao fim do dia e aos fins de semana poderá
contribuir para promover uma maior abertura dos estabelecimentos de ensino
e das suas instalações à comunidade envolvente. Uma escola aberta e dinâmica
poderá ser dinamizada através de práticas desportivas de lazer e recreação.
Sem comentários:
Enviar um comentário