terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Patrocínio Desportivo

Financiamento desportivo através do patrocinio

  
Desde há alguns anos, as organizações desportivas não dispensam o estabelecimento de relações de cooperação com outras organizações comerciais ou industriais

É daqui que sai o tão famoso “sponsoring”, que é o acto de patrocinar eventos, clubes, modalidades, equipas, jogadores, etc.

Qual é o objectivo das empresas em financiar ou apoiar actividades ou organizações desportivas?

O objectivo das empresas passa por obter benefícios de notoriedade, de imagem ou de credibilidade, através de uma associação de ideias entre um produto ou uma organização por um lado e um evento ou modalidade desportiva por outra.

E no sentido inverso? O que ganham as actividades ou organizações desportivas com o financiamento destas tais empresas?
As organizações desportivas ligam-se às empresas com o propósito de beneficiar de apoios financeiros ou de produtos fornecidos pela empresa.


Conceito

Em termos conceptuais, o patrocínio desportivo é o financiamento, total ou parcial, de uma actividade sujeita a divulgação pública, sendo que a contrapartida é uma referência às entidades que apoiaram o evento. O patrocínio, quando pensado e gerido com o profissionalismo devido – no âmbito de uma estratégia de comunicação perfeitamente integrada – permite estabelecer um clima de proximidade, interactividade e envolvimento emocional do cliente com as marcas. 


O patrocínio baseia-se exactamente no relacionamento humano, promove proximidade, afinidade e afectividade entre as pessoas e entre as pessoas e as marcas. Permite também uma comunicação dirigida que cria focos de interesse e atenção, convidando ao envolvimento mais estreito entre o patrocinador e o target.

Os projectos patrocináveis, deverão ser mobilizadores de dinâmicas sociais, em que a criatividade deve dominar e a única regra é uma total coerência com a estratégia de comunicação do patrocinador. Permitem criar um conjunto de acções paralelas capazes de fomentar um interesse especial da marca patrocinadora.o patrocínio tornou-se assim, um veículo para um marketing de sucesso no sector privado, levando a que se diga que no futuro, o patrocínio crescerá até se tornar um elemento distinto na promoção de uma empresa, desenvolvendo-se ao lado dos outros instrumentos clássicos de marketing.

Valor do Patrocínio

Segundo Philip Kotler, o Marketing Desportivo é uma aplicação do conceito do marketing ao contexto desportivo conformado por agentes, instituições sem fins lucrativos, diversas indústrias e prestadores de serviços constituídos empresarialmente. 

Por Marketing Desportivo devemos entender como o conjunto de acções e prestações, capazes de satisfazer as necessidades, expectativas e preferências do consumidor de desporto. Neste sentido, o papel dos patrocinadores é fundamental para levar a cabo os objectivos de satisfação dos consumidores, onde o contexto desportivo oferece à organização patrocinadora um valor comunicativo e um retorno comercial.

Objectivos

O desporto combina o entretenimento, e um mundo cheio de oportunidades de comercialização de produtos e serviços. As instituições que actuam no campo do desporto estão cada vez mais conscientes para o desenvolvimento de actividades e eventos desportivos, com uma postura voltada para a satisfação dos consumidores e das suas necessidades.

As actividades de marketing beneficiam, por um lado, as actividades desportivas mediante acções concretas que visem a melhoria ou a estabilização de uma imagem institucional, e por outro, incentivam o espírito de adesão e participação do adepto/consumidor em todas as iniciativas do clube. 


Dito isto e depois de conceitualizada, a ideia do patrocinio como um meio de buscar financiamento para um clube desportivo numa determinada modalidade, como seja o remo : 
- O ideal será procurar em entidades perto da vila / cidade / freguesia onde se encontra sediado o clube, o patrocinio. 

Localmente, terão maior disponibilidade em ajudar seja em que género for, visto existir sempre um elo de ligação entre ambos. Até a procura de patrocínios tem de ser criteriosa se queremos ter sucesso! 

Surgem também através da net, meios de patrocinio que podem ajudar um determinado projecto : o social sponsoring. 

Exemplo deste tipo de ajuda, a Sponsorise.Me

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