O agachamento é o exercicio mais importante na nossa modalidade.
É fácil de aprender.
É exigente do ponto de vista físico por mobilizar grandes massas
musculares. E vejamos, que para além do impacto que tem a nivel desportivo, tem uma real utilidade no quotidiano do atleta.
Assim:
20 benefícios do agachamento:
- maior facilidade ao levantar e sentar de uma cadeira, sofá, sanita, etc.
- maior facilidade para subir escadas.
- aumentar a capacidade física em geral, permitindo com uma maior capacidade de produção, que o corpo realize mais tarefas sem se cansar tão rapidamente.
- possibilidade de ir ao wc sem ter de se sentar (é mais higiénico).
- caminhar com facilidade e mobilidade melhorada.
- diminuir problemas de coluna, pois ao ter coxas e pernas mais fortes, não solicitamos tanto os músculos da zona lombar e da cintura; como trabalha os glúteos de forma intensa e em amplitude total, mantém a bacia alinhada e uma melhor postura da coluna.
- melhorar a postura em geral porque trabalha os grandes grupos musculares do corpo humano; ao adicionar carga sobre o tronco ou acima da cabeça, intensificamos o trabalho da cintura, o que irá tornar esses músculos mais fortes, resistentes e flexíveis, mantendo uma boa postura durante mais tempo no dia-a-dia.
- melhoria da eficiência coração-pulmão.
- pode ser realizado em casa sem qualquer material adicional e até se recomenda que seja efectuado descalço para melhorar o equilíbrio.
- é um bom movimento de inverno; se experimentar fazer meia-dúzia de agachamentos, a sensação de frio desaparece por completo (veja este desafio); como pode ser efectuado sem sair de casa todos os dias de mau tempo, evita as desculpas para não se exercitar.
- fortalecimento da cintura (conhecida também como a zona “core” do corpo) onde está o centro de gravidade do corpo humano.
- menos quedas.
- melhor base de sustentação para todo o tipo de movimentos desportivos ou funcionais.
- trabalha todo o corpo a partir do momento que adicionamos uma carga na parte superior do corpo: braços elevados, bola, barra nos trapézios, peso acima da cabeça, kettlebell, etc. Se tivermos pouco tempo para treinar no ginásio e efectuarmos agachamentos com o peso acima da cabeça, teremos quase todo o corpo a ser estimulado.
- melhora o equilíbrio, mas a experiência de sustentar um peso acima da cabeça, ser capaz de o segurar e equilibrar, dá-nos uma sensação de poder muito interessante.
- tem grande impacto metabólico porque quanto mais grupos musculares utilizamos num movimento, maior a “agitação hormonal”.
- trabalha as áreas mais importantes do corpo humano: pernas, coxas, ancas e cintura. Quando temos pernas fortes não sobrecarregamos tanto a coluna, se tivermos glúteos poderosos, protegemos a zona lombar, como obriga a um trabalho intenso de cintura onde está o nosso centro de gravidade, permite-nos ter um centro forte para efectuar qualquer outro tipo de movimentos no dia-a-dia ou no ginásio.
- fortalece-nos mentalmente devido ao desafio que coloca sobre nós.
- permite um transfer bastante amplo para outras actividades e para outros movimentos desportivos. O transfer que permite para outros movimentos e actividades é impressionante. Por exemplo: quando nos baixamos para apanhar algo necessitamos de todos os músculos que trabalhamos nos agachamentos.
- mais do que moldar a nossa figura, faz-nos muito fortes em termos globais. Se nos sentirmos fortes, transmitimos uma energia diferente, mudamos a nossa postura, se nos sentimos bem relacionamo-nos com os outros de forma diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário