Crossfit complementa o remo ou vice versa?
Jason Khalipa remou um tempo de 1: 18: 02.3 para o evento "Half Marathon Row" nos 2013 CrossFit Games; um ritmo de 1: 48 / 500m que viso ter eu (atleta veterano 40/49 anos, peso super ligeiro) aos 2k.
Mas vamos colocar isto numa perspectiva: numa sessão de treinamento casual, o remador campeão mundial e olímpico Eric Murray venceu o tempo de Jason por 11 minutos maciços (2 milhas).
Apesar
disso, o vídeo de conselhos sobre o ergo de Jason Khalipa foi visto mais
de 158 vezes no YouTube, tornando-o o 16º vídeo da técnica de remo mais
visualizado no canal até o momento.
Assim, há que considerar a pergunta: os CrossFitters tornariam-se melhores
em remar se eles fossem aconselhados por remadores ?
Com esta pergunta em mente, pesquiso com base de influência, Greg Hammond, Diretor de Marketing (CrossFit) para a marca Concept 2 : CrossFit "rowing" é o mesmo que o remo profissional? E, se não, o que podemos aprender com as suas diferenças, e como isso deve influenciar o nosso treino?
Assim:
Os Remadores usam barcos, os CrossFitters usam ergs...
Ao usar uma máquina Concept 2 não estás a remar na água; não há embarcações ou o envolvimento da água, com as suas problemáticas ou dificuldades.
Os Remadores usam barcos, os CrossFitters usam ergs...
Ao usar uma máquina Concept 2 não estás a remar na água; não há embarcações ou o envolvimento da água, com as suas problemáticas ou dificuldades.
Em
vez disso, é uma máquina que os cientistas do desporto se referem como
ergômetro, ou "erg", usado para medir o trabalho realizado.
"Esta é a chave para as diferenças de técnica e treino entre CrossFitters e remadores", diz Hammond.
Os
remadores treinam para mover um barco estreito e leve através da água de
forma eficiente e rápida, enquanto os CrossFitters treinam para usar o
erg de forma tão eficiente e rápida quanto possível, mas sem a
preocupação de se movimentarem. Existe uma necessidade muito maior
de técnica de fluidez suave e equilíbrio na água. A CrossFit ainda
oferece um curso de treino para remo que permite que os
CrossFitters realmente, adquiram na água ou tentem adquirir a
complexidade do movimento.
CrossFitters visam o "músculo"
Jason Khalipa pega em 550 Kgs. A força que ele tem sobre o remador de elite comparativamente mais magro, significa que ele tem poder adicional para colocar no ergo.
Eu vejo muitos atletas CrossFitters balançando e as cabeças para trás quando estão no erg. Relata Greg.
Este é um resultado neles, musculando os seus traços: empregando mais força do corpo superior na tração da corrente ao custo de eficiência e estabilidade. No caso de Jason, ele também faz uma pausa na recuperação, o que rompe o fluxo entre cada remada.
Em contraste, os remadores profissionais mantêm as suas cabeças e troncos movendo-se de um lado para o outro, num plano de movimento horizontal sem parar, perfeitamentre horizontal. Isso é vital em fluxo e equilíbrio quando estão na água e evita deixar a velocidade e a força através do musculação ou pausa.
"Muscular" o golpe / remada dessa maneira na água fará com que o barco diminua a velocidade.
CrossFitters usam o erg de forma diferente
Para os CrossFitters, o erg é simplesmente um equipamento usado no WOD (Work of The Day): "É como um kettlebell", diz Greg. É usado numa variedade de maneiras que muitas vezes vêm com considerações estratégicas. Ao fazer Jackie (uma técnica de crossfit), por exemplo, a linha no início precisa ser estimulada corretamente para preservar energia para propulsores e pull ups.
O velho ditado: A 'WOD não pode ser conquistado no erg, mas pode ser perdido' é, contudo, muito verdadeiro.
Isso é diferente do remador profissional: os atletas classificam uma distância definida e, quando eles terminaram, eles não precisam se preocupar com pull-ups ou saltos de caixa esperando por eles na linha de chegada. O seu objetivo é simplesmente se destacar no remo, numa pista balizada.
Os atletas de Elite CrossFitters e os remadores, tem algo em comum : precisam colocar numa medida de tempo a capacidade de evolução, seja para uma competição ou para evolução da sua própria capacidade fisica.
Uma semelhança entre os remadores de competição e os atletas CrossFit é a necessidade de colocar o tempo para criar capacidade, então.
A técnica de melhoria é apenas uma parte da equação.
"O vencedor dos CrossFit Games, Rich Froning, reportou remar em mais de um milhão de metros por ano [é quase 2,740m por dia em média] para melhorar o seu o seu tempo".
Greg diz. "Colocar o tempo no erg deve ser tão importante para ti, como trabalhar os levantamentos olímpicos e movimentos de ginástica se quiseres ser um grande CrossFitter".
Aqui estão os pontos de aprendizagem práticos da minha discussão com o Greg sobre como ser um "rower" CrossFit melhor:
- Esteja preparado para dedicar um tempo significativo ao erg para criar capacidade e trabalhar em técnica se quiser ir de bom para excelente.
- Domine o ergo. Saiba como funciona, o que o amortecedor faz e como tirar o máximo partido de ajustá-lo;
- Saiba o que o computador está dizendo sobre a taxa de AVC, tempo dividido, saída de energia etc. e use essas informações no seu treino para desenvolver benchmarks e marcos para mostrar ganhos de desempenho numa base regular.
- Considere as diferentes situações em que estarás no erg na WOD e trabalha para incorporá-las no treino.
- Saiba como usar isso, pode afetar a tua força e capacidade com base no ritmo e duração. Com o objetivo de ler o WOD e saber exatamente como vais evoluir...
Greg Hammond trabalha na Concept2 há mais de 19 anos. Faz Crossfit desde 2006.
Jason Khalipa é um famoso atleta do Crossfit, vencedor já dos Crossfit Games e treinador da modalidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário