quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Remo esloveno - Iztok Cop "pendura o finca-pés"

Na Eslovênia, Iztok Cop "pendura o finca-pés"


07-outubro-2012 - Depois de mais de 20 anos no topo da elite do remo internacional, Iztok Cop, o melhor remador esloveno de todos os tempos, comemorou a sua aposentadoria numa regata de exibição na capital eslovena, Ljubljana.

A carreira desse atleta impressiona. Ele começou a competir no remo internacional ainda como junior e conquistou o seu primeiro ouro no dois sem na sua primeira prova no mundial junior de 1989 disputado na Hungria.

Aos 19 anos ele já fazia parte da seleção nacional senior e no seu primeiro mundial ainda no dois sem e remando pela ex Iugoslavia, terminou em segundo. Ele recorda como um dos pontos altos da carreira: "Foi em Viena em 1991 e nós levamos a prata em um mundial aos 19 anos de idade".

No ano seguinte Cop remou nos jogos de Barcelona e conquistou a primeira medalha olímpica para um novo país chamado Eslovênia. Ele seguiu conquistando medalhas no dois sem nos dois anos seguintes. Em 1994 ele mudou para o skiff. O sucesso foi imediato com um bronze no mundial disputado nos EUA em Inadianapolis. Em 1995 ele conquistava o seu primeiro mundial (e o primeiro da Eslovênia). Depois ele entrou num período difícil. Ele terminou em quarto em dois mundiais e nos jogos olimpicos de Atlanta em 1996. Encontrar novamente o caminho do podio foi difícil. Isso aconteceu em 1999 após a formação da dupla com o jovem Luka Spik.

.
Luka Spik e Isztok Cop comemoram o bronze no pódio do double em Londres 2012
Spik competiu pela primeira vez em uma olimpíada aos 17 anos! Na primeira vez que remaram juntos na 2a. etapa da Copa do Mundo de 1999 em Viena, Cop e Spik levaram o ouro no double. Em seguida levaram o titulo olímpico no double em Sydney 2000. Mais uma vez Cop conquistava a primeira medalha olímpica dourada  para o seu pais. Um fenômeno!

Depois Cop retornou ao skiff conquistando algumas pratas e um bronze no mundial de 2003. Para os jogos de Atenas em 2004 ele repetiu a dupla com Spik para conquistar a prata. Em Pequim 2008 a dupla conquistou o seu pior resultado em olimpiadas. O sexto lugar na final A. Aos 40 anos, Cop competiu em Londres 2012 pela ultima vez e subiu no podio para levar o bronze. Um duplo fenômeno!
.
Iztok Cop com Juri Jaanson, Vaclav Chalupa e Davor Mizerit na sua regata de despedida em Bled no último dia 22 de setembro.
"Se aposentar com um bronze olímpico é demais!" Disse Cop. Ele confirmou em Londres que a decisão de se aposentar ja havia sido tomada há algum tempo: "Eu pensei muito sobre isso e a decisão foi tomada após o mundial em Bled no ano passado".

Para celebrar a carreira do maior atleta da independente Eslovênia um evento de exibição aconteceu na capital Ljubljana. Lá estavam os seus maiores rivais e melhores amigos do remo internacional. O norueguês Olaf Tufte, o tcheco Vaclav Chalupa, o estoniano Juuri Jaanson, o italiano Rossano Galtarossa e os alemães Marcel Hacker e Peter Hoelzenbein e, como não poderia deixar de ser, o seu parceiro dourado, Luka Spik.

Em eliminatórias de 200 mts o double de Cop e Skip chegou na final contra a dupla Tufte e Chalupa. A dupla eslovena levou a melhor.

Cop planeja permanecer envolvido com o remo. "Eu tenho algumas idéias de como desenvolver o remo no futuro". Ele tambem pretende continuar remando no futuro e quer formar uma confraria de remadores com os seus amigos. "Decidimos fazer isso durante a minha regata de despedida. Todos os anos acontecerá um evento no país de alguém. No ano que vem será em Praga. A "praia" do Vaclav".

.
Iztok Cop saúda o publico em Londres 2012 
A palavra final desse artigo é do próprio Cop dando dicas para algum (ou alguma) jovem que pretenda comecar no remo. "É claro que eu recomendo a carreira mas vale ressaltar que  o trabalho duro, a disciplina e a determinacao sao fundamentais para o sucesso. O remo oferece algumas "vantagens" sobre outros esportes mais populares e mais rentáveis, financeiramente falando. Saudáveis relaçoes com os seus adversários, pouca possibilidade do atleta sofrer uma lesao e um ambiente praticamente livre de drogas".



Nenhum comentário:

Postar um comentário