segunda-feira, 8 de junho de 2015

A Bélgica - vista por uma jovem brasileira

 

Cidades para conhecer na Bélgica
 
A Bélgica infelizmente ainda é um país bem desconhecido dos brasileiros. Eu mesma antes de vir morar na Europa, pouca coisa sabia sobre o país. Pensava que a melhor cerveja era da Alemanha, o melhor chocolate da Suiça, nem fazia ideia que existia uma batata-frita tão boa quanto as belgas. Veja o post As Quatro Maravilhas da Bélgica para saber mais. E eis que tchum.. casei com um belga.
 
Não deixe que o tamanho relativamente pequeno da Bélgica te engane. Esse país, provavelmente, tem mais lugares e atrações para se ver por quilômetro quadrado do que a maioria dos outros lugares da terra. E o melhor de tudo, é muito fácil se locomover pelo país. A linha ferroviária é ampla, quase todas as cidades tem uma estação de trem. E o melhor, o inglês é amplamente falado.
O país está dividido em duas regiões: Flanders (língua holandesa) ao norte e Valônia (língua francesa) ao sul. Apesar de ser um grande dilema político para os belgas, para o viajante não vai fazer muita diferença, para não dizer nenhuma. E como você estará viajando, e o que mais quer é aproveitar, esqueça a política e se concentre na ótima gastronomia, cultura, lugares históricos e belas vilas e cidades que você vai encontrar por onde passar.
cidades para conhecer na Bélgica
Cidades para conhecer na Bélgica é o que não faltam. Visite Bruxelas, a “Capital da Europa” auto-proclamada, que é a sede da União Europeia. Passear pela magnífica Grande Place, e também ver seus grandes museus como o Magritte, dedicado ao famoso pintor surrealista belga. Fazer um passeio de barco pelos canais de Bruges e Ghent, mas não deixe de visitar tesouros como Liège, Spa (atraindo spa-frequentadores desde o século 14) e a histórica Bastogne, que ficou famosa pela Batalha de Bulge na Segunda Guerra Mundial. É incrível como um país tão pequeno pode ter tantas maravilhas e belezas.

13 cidades para conhecer na Bélgica

Antuérpia * (em neerlandês Antwerpen; em francês Anvers)
Conhecida pela sua vibrante vida noturna, seus bares e restaurantes e não esquecendo seus inúmeros festivais, Antuérpia é a “capital belga da moda.” Se compras não é a sua praia, não deixe de conhecer o centro histórico de Antuérpia, que justapõe belos edifícios medievais com marcos arquitetônicos modernos. Antuérpia é também uma cidade amante da arte com a qual o nome de Rubens está eternamente ligado. Mais de 400 anos após o nascimento deste brilhante pintor, ainda é possível ver e muito até que ponto Rubens deixou a sua marca na cidade. Vida noturna, edifícios históricos e o maior centro de diamantes do mundo, Antuérpia oferece atividades para todos os gostos. Não podendo esquecer que tem uma das estações de trem mais lindas do mundo.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Bastogne * ( em neerlandês: Bastenaken, alemão: Bastenach, luxemburguês: Baaschtnech)
Nesta cidade, perto da fronteira com Luxemburgo, milhares de soldados norte-americanos morreram lutando na Segunda Guerra Mundial, durante a Batalha de Bulge. Seu legado vive nos corações e mentes dos moradores e eles encarregam-se de lembrar o sacrifício dos soldados feitos para eles e sua cidade. Na Grand Place de Bastogne, há um tanque Sherman do 11º US Divisão Blindada. Fora da cidade, fica o Mardasson Memorial, construído para honrar a memória dos 76.890 soldados norte-americanos mortos, feridos ou desaparecidos na batalha. Localizado um pouco fora de Bastogne fica a Floresta da Paz. São 4.000 árvores na floresta, plantadas para o 50º aniversário da Batalha de Bulge, que foram dedicadas aos veteranos americanos que lutaram nas Ardenas, aos combatentes belgas e todos os civis e soldados que morreram no inverno de 1944-45. Cada veterano que voltou a Bastogne em 1994 escolheu uma árvore, que terá para sempre o seu nome. O designe da Floresta da Paz é apenas visível de cima, e lembra o símbolo da UNICEF: a mãe e a criança, símbolo da ternura humana.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Bruges *(em neerlandês Brugge)
O centro histórico de Bruges está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e está repleto de locais interessantes. Com o centro da cidade fechado para carros, toda a beleza deslumbrante e cultura desta cidade inesquecível, pode ser facilmente explorada a pé, de barco ao longo dos canais tranquilos ou por carruagem puxada por cavalos nas ruas de paralelepípedo. Embora Bruges é uma cidade pequena, ela tem uma quantidade incrível de tesouros arquitetônicos e artísticos, folclore, lojas de chocolate, boutiques de renda e restaurantes finos. Dois lugares populares na cidade são o Beguinages (na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, que é a casa das freiras da ordem de São Bento) e o Halve Maan Brewery, uma fábrica de cerveja de propriedade familiar e criador da famosa cerveja “Brugse Zot”.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Bruxelas * (em neerlandês: Brussel; em francês: Bruxelles)
Bruxelas está rapidamente ganhando reputação como uma das capitais europeias a se visitar. Com a sua localização central no coração da Europa, Bruxelas é facilmente acessível por via aérea ou ferroviária de alta velocidade a partir de países vizinhos. É uma metrópole internacional – um mosaico de línguas, culturas e tradições – e da casa da União Europeia, NATO e centenas de organizações internacionais. O inglês é amplamente falado, tornando-se fácil a comunicação. Bruxelas é uma cidade europeia clássica, com charme de cidade pequena e atrações cosmopolitas. Entre as atrações mais famosas estão a Grand Place, na minha opinião, a praça mais bonita da Europa medieval. Originalmente construída no século 13, a praça é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Basta uma curta caminhada a partir da Grand Place para chegar em outro ícone de Bruxelas, o Manneken Pis, uma pequena (bem pequena!) estátua de bronze de um menino. A estátua, um grande exemplo no sentido peculiar da Bélgica de humor, muitas vezes colocam trajes na estátua para marcar várias ocasiões e datas especiais. É meio frustrante quando você fica de frente para a estátua, mas acho que faz parte da experiência. Já o Átomo não tem como você não admirar. É incrível!
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Dinant
A cidade parece que saiu de um conto de fadas, de tão linda. Dinant encontra-se ao longo do rio Meuse, próximo a Namur. As Caves de Han e a Gruta de Dinant são alguns dos atrativos naturais que trazem visitantes aqui. Essas cavernas são algumas das maiores da Europa e a mais bela está situada dentro de uma reserva de vida selvagem repleta de fauna e flora nativas. No entanto, o marco da cidade, a Igreja Colegiada de Notre-Dame ainda é a grande estrela, depois de ser parcialmente reconstruída após enormes deslizamentos de terras, assim como a Citadela que foi restaurada com vista para a cidade. Para saber mais sobre a belíssima cidade leia: CONHECENDO A BÉLGICA: DINANT
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Gante * (em neerlandês e alemão Gent e em francês Gand)
Se você perguntar a um belga, onde eles gostam de viajar (dentro do seu próprio país), muitos vão dizer-lhe sobre a simpática cidade de Gante. Com a maior parte do centro da cidade fechada para carros, eles provavelmente também vão dizer que a terceira maior cidade da Bélgica é melhor explorada em duas rodas ou de barco ao longo dos canais elegantes. Gante é uma cidade despretensiosa, com vida turística e vida local com seus estudantes universitários. Não esquecendo seus cafés, restaurantes com bons preços e energia vibrante. Em julho, por 10 dias , a cidade se anima com espectáculos de teatro, concertos, música onde os locais cantam, dançam e bebem a cerveja preferida: Stropke. Sob o olhar atento do Castelo Gravensteen ou Castelo dos Condes, a cidade possui uma ópera, 18 museus, 100 igrejas e mais de 400 edifícios históricos.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Lovânia *(em neerlandês Leuven, em francês Louvain)
Lar da mais antiga universidade católica do mundo, Leuven é o lar de cerca de 100.000 habitantes, com quase 35.000 deles sendo estudantes que mantêm a cidade viva no período escolar. Duas ruas aparentemente intermináveis são o paraíso das compras com lojas interessantes e galerias, enquanto a região mais histórica da cidade possui lugares incríveis como o The Belfry na Igreja de São Pedro e do Grand Beguinage. Os visitantes vão encontrar muitas atividades no Mercado Grote em Leuven, onde lugares como a Prefeitura tem uma vizinhança incrível com muitos restaurantes, cafés e pubs. A sua ótima localização faz com que Leuven seja uma alternativa ideal de um bate-volta de Bruxelas.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Liège * (em neerlandês Luik )
A maior cidade de língua francesa na Bélgica depois de Bruxelas, é uma cidade histórica situada ao longo do rio Meuse. No outono de 2009, a cidade inaugurou uma das estações de trem mais modernas na Europa. Projetada pelo arquiteto de renome mundial Santiago Calatrava, é um excelente exemplo das modernas transformações de Liège. A cidade é um tesouro se tratando de locais históricos e coleções célebres. Na beira do rio Meuse fica o Grand Curtius, que abriga a arqueologia de prestígio, artes decorativas, museus de arte religiosas e o Mosan – um museu de vidro, bem como o famoso Museu de Armamento. Na saída da cidade, os visitantes têm fácil acesso às minas Blegny e ao Cemitério Americano Henri Chapelle, o maior da Bélgica.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Mechelen (Malines em francês)
Mechelen é uma pequena e pitoresca cidade, que é grande em charme e história. Antiga capital da Bélgica, hoje é uma cidade próspera, com várias lojas, lindos jardins e praças surpreendentemente agradáveis. Para alguns, a cidade é mais conhecida por sua escola de carrilhão, onde estudantes de todo o mundo vêm para aprender a tocar os sinos da igreja. Uma das experiências mais agradáveis e diferentes para se ter em Mechelen é sentar em um café e enquanto se bebe uma cerveja local, escutar a deliciosa música dos sinos – que parece que vêm diretamente do céu. Mechelen tem nada menos nada menos do que 336 edifícios e monumentos listados, incluindo oito igrejas góticas e barrocas do século 14 ao século 17. Ela também tem um Museu do Brinquedo e Fazenda para Crianças Tivoli e, para aqueles um pouco mais velhos, a Anker, uma das mais antigas cervejarias operacionais na Bélgica.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Mons * (em neerlandês Bergen)
Localizada a apenas uma hora de Bruxelas, Mons é uma cidade rica em história e tradição. O edifício da câmara municipal na Grand Place de Mons, construído entre 1458 e 1477, tem uma Campanário, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Van Gogh também passou algum tempo em Mons antes de ir para a Provence na França. Sua casa, um ambiente autêntico e preservado, agora abriga uma exposição permanente de reproduções e uma mostra audiovisual em várias línguas, incluindo Inglês. O evento mais importante do ano é a de Mons Ducasse, que remonta a 1349 e da Fraternidade de São Jorge. Em junho, a cidade de Mons é lotada por visitantes que vêm para assistir à encenação de São Jorge matando o dragão. Como o dragão balança o rabo no meio da multidão, espectadores tentam agarrar a cauda e puxar suas fitas, as quais trazem boa sorte. Esta festa popular é reconhecida pela UNESCO como uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Em 2015 Mons será a Capital Européia da Cultura.
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Namur
A capital da região de língua francesa da Bélgica, fica ao longo do rio Meuse e está a apenas 1 hora de carro ou de trem de Bruxelas. Esta impressionante cidade fortificada está rodeado por uma das maiores fortalezas antigas da Europa, a primeira construída durante os séculos 3 e 4, e mais tarde reconstruída durante os séculos 13 e 14. Para os apaixonados por compras, a cidade é popular por suas muitas lojas. Para saber mais sobre Namur, não deixe de ler o post CONHECENDO A BÉLGICA : NAMUR
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Spa
Menos de uma hora de Liège fica a cidade de Spa. Uma pitoresca cidade belga muitas vezes referida como a “Pérola das Ardenas”, situada em um vale arborizado cercado por colinas e inúmeros rios e nascentes. Após ter dado o seu nome a todos os spas do mundo, os visitantes de toda a Europa viajavam para Spa para fazer os tratamentos de água termal de cura desde o século 14. Para alguns viajantes, uma viagem para Spa deve incluir uma visita ao relaxante Thermes de Spa (para qualquer um dos muitos tratamentos de spa moderno). Spa tornou-se uma cidade turística no século 18 por causa de suas águas termais e ainda é a casa do primeiro casino do mundo, construído em 1763 e que ainda atende aos seus visitantes. Hoje, abriga um dos festivais de música anuais mais importantes e divertidos da Valônia, Os Francopholies. Fãs de corridas de Fórmula 1 podem estar familiarizados com Spa, porque é a casa de Spa-Francorchamps, o mais pitoresco dos circuitos do Grand Prix de cada ano (sempre no final de agosto).
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
cidades para conhecer na Bélgica
Tournai * (neerlandês: Doornik)
Adjacente à França, a comunidade pitoresca e encantadora de Tournai é um excelente lugar para sair um pouco da agitação das maiores cidades da Bélgica. Mais de 2000 anos de história cultural rica pode ser explorado aqui, e esta cidade é a casa do que se acredita ser uma das mais belas igrejas do mundo – a Catedral Notre-Dame com suas cinco torres de estilo gótico e românico. Foi construída entre os séculos 12 e 13, o Santuário de Nossa Senhora. Subir no Campanário mais antigo do país não é tarefa fácil, afinal são 257 degraus. Mas a vista é a mais linda e notável da cidade. O Museu de Belas Artes tem muitas obras-primas de artistas primitivos e contemporâneos, que vão desde Campin e Rubens, à Rogier Van der Weyden e Van Gogh.
cidades para conhecer na Bélgica
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário