quinta-feira, 29 de junho de 2017

Como controlar o nervosismo pré-competição

Antes da Competiçao
 

Basta perguntar para qualquer atleta, seja ele amador ou profissional, de qualquer modalidade desportiva, se alguma vez já houve nervosismo antes de uma qualquer competição. 

Verá que 100% das respostas serão sim. Seja uma competição menor ou uma competição com um grau mais elevado de importância.

É, também um pouco repassar ou resumir o post anterior, mas que pode efectivamente ser levado em conta. 

Isso mesmo, todos nós ficamos nervosos antes de uma competição. Calha a todos.

Não importa quantas competições iguais já fizemos ou se esta, é a nossa primeira prova, todos nós sentimos um “frio na barriga” antes da largada. 

A grande diferença é o quanto ansiosos nós nos sentimos e como lidamos com este sentimento.
 
Isso pode ajudar-nos ou atrapalhar-nos. 

Se não soubermos administrar a tensão, ela pode ser nossa maior adversária, porém se a administramos bem, nos ajudará muito durante a competição deixando-mos mais alertas e atentos.
 
Sempre que sentir a ansiedade pré-competição se aproximando, procure relaxar, realizar exercícios de meditação e visualização. 

Por exemplo: vá a algum lugar calmo onde possa se deitar. 

De olhos fechados respire fundo algumas vezes e comece a visualizar toda a sua preparação, imagine seus treinos mais difíceis em que se superou. 

Depois comece a visualizar a sua própria competição, imagine-se indo para a prova, visualize todo o seu aquecimento, a sua largada, imagine-se competindo e a sua chegada.
 
Quanto maior a riqueza de detalhes que conseguir imaginar nesse exercício, mais confiante e tranquilo se sentirá, pois já terá vivenciado cada momento da sua competição, podendo ainda lidar bem melhor com qualquer imprevisto que tenha que enfrentar.
 
Mas como qualquer atividade, treine antes. Procure realizar esse exercício algumas vezes antes da competição, assim cada vez mais conseguirá inserir mais detalhes na sua visualização e logo, melhores resultados.


Teoria, mas que pode que pode ser eficaz, dependendo obviamente da personalidade e individualidade de cada atleta.

Sem comentários:

Enviar um comentário