quarta-feira, 5 de julho de 2017

Alguns hábitos para nunca deixar de treinar


Por definição, hábito é qualquer comportamento repetido regularmente, que requer um pequeno ou nenhum raciocínio. 

Algo como escovar os dentes toda as manhãs ou ver televisão antes de dormir. 

Bom, esse são hábitos do nosso dia a dia, possivelmente adquiridos na infância e que são quase tão automáticos que nem percebemos que os praticamos como .... hábitos.

Mas, e se praticar atividade física fosse algo como tomar café todas as manhãs? 

E se treinar se tornasse um hábito na sua vida? Impossível? Claro que não! 

Existem pequenas mudanças que pode fazer no seu dia a dia para não parar de treinar nunca mais. 

É claro, que elas exigem esforço, dedicação e força de vontade. Mas, será que não vale a pena adaptar um pouquinho a rotina para ter mais saúde e boa forma? 

O grande problema dos hábitos é que, para o bem ou para o mal, eles são difíceis de mudar. Roer as unhas, fumar ou comer doces todos os dias soa familiar, creio eu. São coisinhas aparentemente pequenas, mas que podem causar um estrago muito grande.
Por serem tão arraigados na sua vida, os hábitos são difíceis de serem mudados. 

Dai que adquirir novos e bons hábitos não é nenhum bicho de sete cabeças. 

A equação é simples, para acabar com um mau hábito é preciso substituí-lo por algo positivo. Óbvio que o processo leva tempo.

Vendo entao o treino como um bom hábito: analisemos a “recompensa” que aquele hábito ou a falta dele proporciona. 

Parece que o cérebro trabalha melhor com especificação.

O segredo do hábito é a repetição. Para não parar de treinar precisamos de transformar a ida ao ginásio / clube numa atividade diária

Repetição com alta frequência traz muito mais resultados do que ações esporádicas.

Outra boa estratégia é contar com uma rede apoio. Um grupo que comparta as mesmas atividades fisicas. 


Hora de definir metas
A melhor maneira de mudar antigos hábitos ou criar novos é estabelecendo metas. Definir objetivos claros e específicos facilita e muito o seu trabalho.

Uma meta específica
A sua meta deve ser a mais detalhada e específica possível. Nada de criar metas “abertas” como “emagrecer”, “dar mais duro” ou “me alimentar melhor”. Que tal substituí-las por algo como “perder 6 quilos em 3 meses”, “exercitar-me no mínimo 3 vezes na semana e por 1 hora” ou “comer no mínimo 3 frutas por dia e eliminar fritos”?

Uma meta mensurável

Como irá medir os resultados dos seus esforços, se a sua meta não for mensurável? Estabeleça exatamente o que pretende com o seu objetivo e como poderá medir os resultados.

Uma meta atingível

Obviamente metas devem ser atingíveis. Metas impossíveis de serem alcançadas nem devem ser criadas, elas só geram frustração.

Uma meta relevante

Uma meta deve ser relevante e impactar diretamente a sua vida e o seu dia a dia. Pense nisso antes de defini-las. No caso de metas relacionadas a perder peso, por exemplo, lembre-se que mais do que o resultado no espelho, uma vida mais saudável, seja pela prática de atividade física ou pela alimentação balanceada vão proporcionar uma vida com mais saúde.

Uma meta temporal

Prazos são importantes no trabalho e na definição de metas. Dizer simplesmente que quer emagrecer ou ganhar massa magra e não pré-determinar um prazo para atingir os seus objetivos não te dá uma noção exata de como chegar lá. Estabeleça prazos (viáveis) e vá atrás do que deseja. 

Motivação é a palavra-chave
Hora de pôr a mão na massa, ou no caso, o corpo em atividade. Afinal, o que quer saber mesmo é como manter a motivação e não parar de treinar? Não importa se está viajando, cansado, se é verão ou inverno. 

Bom, se a sua meta é treinar 365 dias do ano (ou quase isso) tudo o que precisa é fazer disso, um hábito

Assim busque treinar o máximo que puder durante a semana. Se praticar exercícios fizer parte da sua rotina diária, como escovar os dentes ou pentear o cabelo, vai descobrir que ir à academia vai se tornar muito menos uma ‘obrigação” e muito mais um prazer.

Se é daqueles que diz “não tenho tempo”. Crie! Eu tenho certeza que consegue encaixar um tempinho no seu dia a dia para assistir tv (ou Netflix) e dar uma “vista d'olhos” nas redes sociais. 

Encare os exercícios como prioridade.
Determine horários fixos.
Escolher uma ou várias atividades que goste.
Registre sua evolução.
Mude os treinos regularmente.
Compartilhe suas metas.
Considere os seus gastos.

Encare o seu treino como um compromisso inadiável para toda a vida e não deixe que nada nem ninguém faça-o parar de treinar. 

Tudo teoria..... Mas com força de vontade, consegue-se. 

2 comentários:

  1. Viva! Já vou acompanhando este blog desde há uns meses atrás, desde que retornei ao remo este ano, passados 23 anos. Na altura fazia remo de competição e hoje em dia... Hoje em dia também tenho tendência para competir apesar de ser um veterano e de não ter tanto tempo disponível quando tinha quando era um rapazote. Só posso dizer que me apaixonei pelo remo há muito tempo atrás para fazer parte da minha vida como simbolo de bem estar, de cuidar da saúde, de trabalhar em equipa e competir sempre que se possa. É um amor, é um prazer, é beleza, logo uma motivação até para outras frentes na vida. Agora que regressei vou querer continuar até não poder mais com o corpo, sendo que ao ler este blog recolho aquilo que me falta para poder continuar mais regrado. Com certeza que atingirei resultados! Espero é que este blog continue ao longo dos tempos e lido por outros fãs e atletas remadores! Bem haja a quem o escreve e mantém. Faz toda a diferença. Um abraço

    ResponderEliminar