Introduçao
Resiliência é um termo que tem despertado a atenção e a curiosidade das pessoas em diversos segmentos da sociedade. Fala-se em estratégias resilientes, empresas resilientes, escolas resilientes, famílias resilientes e indivíduos resilientes.
Este conceito passou a ser utilizado na Psicologia para caracterizar a capacidade humana de passar por experiências adversas sucessivas sem prejuízos para o seu próprio desenvolvimento, superando e, até mesmo, se fortalecendo diante das adversidades da vida.
A resiliência é um conjunto de processos sociais e psíquicos que ocorre em determinado período em combinação com os atributos do indivíduo, da família, do ambiente social e cultural em que ele vive.
Esta não pode ser vista como um atributo fixo do indivíduo, pois se as circunstâncias mudam, a resiliência se altera e, além do mais, os mesmos eventos negativos podem ser experienciados de maneira diferente pelo mesmo indivíduo assim como, por diferentes pessoas.
A compreensão e a definição da resiliência a partir da interação do indivíduo com seu ambiente implicam, também, no entendimento, dos chamados fatores de risco e de proteção.
A compreensão e a definição da resiliência a partir da interação do indivíduo com seu ambiente implicam, também, no entendimento, dos chamados fatores de risco e de proteção.
Os fatores de risco seriam os eventos negativos de vida que quando presentes aumentam a probabilidade do indivíduo apresentar problemas físicos, psicológicos e/ou sociais. Já os fatores de proteção correspondem às influencias que modificam, melhoram ou alteram respostas pessoais a determinados riscos de adaptação do indivíduo ao contexto no qual vive.
No desporto, pode-se dizer que as pressões psicológicas e fisiológicas que estão associadas aos treinos, competições e a sua organização social mostram que o desempenho desportivo é um fenômeno complexo que é afetado pelas características individuais e por fatores ambientais.
Portanto, devido às demandas que os atletas enfrentam para obterem sucesso na carreira, a resiliência parece ser uma característica inerente a eles, pois somente aqueles que conseguem enfrentar e superar as incertezas e angustias inerentes ao desporto de alto rendimento é que terão sucesso.
Pergunta minha : será que estamos a conseguir fazer passar esta caracteristica a nivel desportivo às camadas mais jovens e a outros niveis, como também pode ser o caso num plano familiar e social?
Sem comentários:
Enviar um comentário