quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Desporto de alta competição - aplicado ao Remo

Desporto de alta competição


É a prática desportiva que, inserida no desporto de rendimento, corresponde à evidência de talentos e de vocações de mérito desportivo excepcional, aferindo-se os resultados desportivos por padrões internacionais, sendo a respectiva carreira orientada para o êxito na ordem desportiva internacional.

Definição

O conceito de desporto de alta competição está relacionado com um elevado cariz de selecção, rigor e exigência e por isso apenas alguns dos melhores praticantes se encontram abrangidos por este nível de prática desportiva.
A inclusão de praticantes desportivos no regime de alta competição depende do mérito das classificações e resultados desportivos alcançados no plano internacional.
O desporto de alta competição como paradigma da excelência da prática desportiva é reconhecido como factor importante do desenvolvimento desportivo pois fomenta a sua generalização. Para além de gozar de um invulgar impacto no plano social, gera um interesse e entusiasmo pelo desporto mesmo enquanto actividade de recreação, particularmente entre a juventude, o que acaba por contribuir para a prática desportiva. Por outro lado, o desenvolvimento da sociedade leva o comum cidadão a aproximar-se da actividade desportiva, sendo este cada vez mais um factor cultural.

Conceitos retirados da wikipédia.

<Lendo atentamente esta definiçao, creio, em favor da verdade que os praticantes desportivos da nossa modalidade, Nuno Coelho, Nuno Mendes e Pedro Fraga tem alcançado resultados desportivos relevantes em comparaçao com outras modalidades desportivas, onde Portugal, infelizmente nao se destaca no plano internacional.>


Sete lições de gestão dos atletas de alta competição

(Exemplo generalista, adaptado ao caso ao remo e citado num contexto empresarial /laboral)
Retirado de Saldo Positivo - Empresas
 
Siga as dicas para ter uma mentalidade de atleta e uma atitude vencedora:
 
Correr uma média de 200 quilómetros por semana (28,5 km por dia) durante dois meses. Foi este o treino intensivo da atleta portuguesa Sara Moreira para poder participar na sua primeira prova de longa distância, a mítica Maratona de Nova Iorque, que se realizou no dia 2 de novembro. No final, o esforço compensou: a atleta de 28 anos, campeã europeia dos 3000 metros em pista coberta, nos Europeus em Gotemburgo, na Suécia, foi a terceira a cortar a meta e a garantir um lugar no pódio.
 
O exemplo de Sara Moreira mostra bem as exigências físicas e mentais, e também os enormes desafios a que estão sujeitos os atletas de alta competição, não só no atletismo, mas em todas as modalidades desportivas. Se é empreendedor e quer ter uma mentalidade de atleta e uma atitude vencedora, igual à dos campeões olímpicos, siga estas sete lições dos atletas de alta competição.

 
 
<Cito os nossos atletas, como exemplo e que seguramente tem nestas "dicas" que mostro a seguir, já neles entranhas estas mesmas caracteristicas e a mentalidade necessária para o desporto /atividade de alta competiçao.>
 

1. Cultive uma personalidade de sucesso

Depois do ‘sprint’ inicial para transformar uma ideia de negócio numa empresa, todos os empreendedores precisam de recuperar o fôlego para a maratona que se segue, ou seja, transformar a recém-nascida ‘startup’ num projeto de sucesso. Neste momento, avalie: tem uma mentalidade de atleta? Dizem os especialistas que os empreendedores de sucesso e os atletas de alta competição partilham nos seus genes a mesma paixão, tenacidade, auto confiança e capacidade para superar os próprios limites.

2. Escolha um bom treinador e uma boa equipa

Empreender não deve ser uma atividade solitária. Quanto mais se rodear de bons profissionais, maior será a probabilidade de sucesso. Para isso, recrute as pessoas certas para os cargos certos (finanças, produto, ‘marketing’) e saiba delegar responsabilidades. Da mesma forma, rodeie-se de pessoas de confiança no seu círculo mais próximo (assistentes pessoais e co-fundadores). Quanto aos treinadores, podem surgir sob a forma de mentores, por exemplo. Tenha também por perto uma espécie de “clube de fãs”, pessoas que o admiram e apoiam.

3. Tenha cuidado com a saúde física e mental

Se o negócio estiver a passar por uma má fase e os níveis de ‘stress’ estiverem no seu máximo procure ajuda profissional para ultrapassar a situação, na forma de um psicólogo ou de um ‘personal trainer’, por exemplo, para manter a cabeça sã em corpo são. Faça o que for necessário para tomar conta da sua saúde física e mental.

4. Não seja o seu maior obstáculo

Por vezes, os atletas profissionais tomam decisões menos acertadas nas suas carreiras que podem traduzir-se em maus resultados desportivos. O mesmo acontece com os empreendedores, mas nesta situação não deve deixar que os seus erros travem a evolução do negócio. Em vez disso, transforme os erros em lições para o futuro e transforme os obstáculos em oportunidades. É fundamental que consiga evoluir consciente e constantemente.

5. Mantenha o controlo para ter sucesso a longo prazo

Para conseguir correr uma maratona (42 quilómetros), um dos principais segredos é o controlo físico e mental, além da preparação física, claro. Se quer que a sua ‘startup’ evolua e não esteja condenada ao fracasso, a melhor forma é precisamente manter o controlo: de si próprio, das suas atitudes, e da sua empresa. Só desta forma poderá estar verdadeiramente no comando dos destinos do seu negócio.

6. Descanse de forma regular e estratégica

Não é por acaso que muitos atletas de alta competição passam por períodos de descanso forçado antes e depois das grandes provas, para recuperarem. Da mesma forma, os empreendedores deveriam poder agendar pausas semelhantes de tempos a tempos, sobretudo depois de projetos mais exigentes, ou antes de começar a trabalhar num novo projeto.

7. Faça as melhores escolhas alimentares

Um dos principais segredos para um bom desempenho desportivo é a alimentação adequada a cada modalidade: dietas proteicas para treinos de força, ou altos consumos calóricos para desportos como o atletismo ou a natação. Nos atletas de alta competição, cada refeição diária deverá fornecer as proteínas, hidratos de carbono, açúcares, gorduras, e outros nutrientes necessários para enfrentar o plano de treinos. No caso dos empreendedores, para se manterem focados e concentrados, devem evitar alimentos processados e ricos em açúcar, como refrigerantes e guloseimas, em prol de uma alimentação mais saudável.
 
 
<Há quanto tempo, vemos Mendes/Fraga, e mais recentemente o Nuno Coelho no quadro internacional da alta competiçao?
Que exigencias maiores podemos ter com estes atletas?
 
Podemos expectar resultados identicos aos já obtidos anteriormente, mas gostava de saber quantos poucos exemplos existem de remadores que continuam a somar exitos atrás de exitos na sua carreira.
Actualmente temos Mahe Drisdale e a dupla Bond /Murray como exemplo, ok.
 
Mas, a realidade traduz-se em que ano após ano a competitividade no remo nos diferentes barcos se traduzem em renovaçao /reajustamento de titulos nas diferentes categorias.
No shell 8+, os elementos campeoes do mundo da Inglaterra nao sao os mesmos da equipa do ano anterior etc.

 
Portugal nao tem aparentemente essa capacidade de fornecer atletas ao nivel dos 3 elementos que estao a competir no actual campeonato do mundo deste ano de 2015.
 
Falharam esta etapa para a qualificaçao para os Jogos Olimpicos de 2016, mas relembro que ainda há uma janela aberta (se nao estou em erro), na ultima taça do mundo em Lucerna do próximo ano, onde de certeza vamos ter a dupla do 2x nacional a tentar o tudo por tudo para os JO.
 
Só para dizer (expressao muito em voga hoje em dia) que temos que dar todo o nosso apoio a estes 3 atletas e desejar que uma nova vaga de seleccionaveis, venha renovar a nossa alta competiçao a nivel internacional.>





Nenhum comentário:

Postar um comentário