Em que medida é que na infância é importante pôr as crianças a mexer.
Tudo se está a formar e tudo se está a transformar: os ossos, as articulações, o cérebro, a coluna.
Desde que nascem até atingirem a adolescência, as crianças estão em constante mudança, mas também é nesta fase que criam e enraízam rotinas importantes.
Por isso, quando o assunto é o exercício físico na infância, é importante ter em conta dois aspetos: primeiro, sim, é fundamental que uma criança, desde muito cedo, tenha atividade física; mas, por outro lado, esta atividade deve ser controlada e adaptada à idade e condição de cada criança.
Será o ginásio a melhor solução? A partir de quando é que este espaço passa a ser seguro?
Não existem linhas orientadoras muito rígidas referentes a este tema, mas é importante fomentar a atividade física desde muito cedo. Contudo não à imposição de atividades específicas, mas sim, ao simples ato de pôr a criança a mexer-se.
Adianta-se que até “à conquista da marcha”, isto é, “até conseguirem andar”, as crianças devem ter “tempo de atividade”, mas só de uma perspetiva “lúdica”.
O que é que se entende por atividade “lúdica”? É muito simples: basta brincar com a criança: pô-la a gatinhar, brincar com ela ou apostar em aulas de natação, como a introdução ao meio aquático ou ioga para bebes.
Não é para ficarem em forma. É a criação de uma rotina, que considera que é muito importante que a própria família participe, incentive e fomente a atividade física.
A partir do momento em que completam um ano e até aos cinco, está estabelecido que as crianças devem praticar meia hora de exercício físico dirigido e que devem estar, no total, três horas do dia a mexerem-se.
Basta estar com a criança a correr para a frente e para tras. Por outro lado, a partir dos 3 anos, já são recomendadas outras atividades, como dança, mais especificamente, ballet.
Fazer caminhadas, apostar em jogos tradicionais ou simplesmente levar o cão à rua com os pais para passear, também é uma forma simples de responder a esta necessidade.
A partir dos 6 anos, abre-se o leque das atividades. A partir desta idade, os miúdos devem praticar uma hora de exercício diário, sendo que três vezes por semana este deve ser de componente aeróbica e outras três vezes de reforço muscular.
“Jogar uma hora de futebol com os amigos é um super desporto, e particar remo ainda melhor !!!”
A inscrição numa atividade extra-curricular é uma boa solução, mas, muitas vezes, o tempo com os amigos na escola já é ótimo: Jogar uma hora de futebol com os amigos é um super desporto, uma vez que este jogo abrange as duas componentes acima referidas e fomenta ainda outros fatores: a compreensão e cumprimento de regras do jogo, o sentimento de pertença a uma equipa, onde todos trabalham para o mesmo objetivo, e ainda a criação de uma rotina de exercício físico regular
Relativamente aos treinos em ginásio, estes devem começar, preferencialmente, a partir da adolescência, no caso das meninas, a partir dos 14 anos, e dos meninos, a partir dos 16, por correrem menos risco e serem quase adultos. Mesmo assim, alerta-se que “sem supervisão é sempre arriscado” e que o ginásio deve ser sempre uma solução a pensar.
Antes destas idades, é essencial e fundamental um treino de ginásio acompanhado por um personal trainer com formação específica para tal.
Há muito pouca gente formada para dar este tipo de treinos, podem treinar em ginásio, mas o treino tem de ser muito adequado porque tudo está em crescimento e o corpo está a formar-se.
Caso uma criança treine em ginásio, o ideal será sempre a não utilização de pesos. Deve ser um treino livre de carga.
Por outro lado, considera-se que exercícios como lunge ou agachamentos são completamente desadequados para crianças. É preciso ter bom senso e noção de que exercício físico desadequedado pode condicionar determinados aspetos do crescimento.
No caso das crianças que sofrem da obesidade, o cuidado precisa de ser redobrado, porque há uma sobrecarga óssea e muscular que torna a criança mais frágil: Nestes casos, é preciso mesmo ter a certeza de que se está a trabalhar com um especialista com uma formação adequada.
Se os pais decidirem inscrever uma criança no ginásio, então, neste caso, considera-se que o ideal será: devem ir todos para o ginásio, numa alusão à família toda.
Considera-se que a melhor solução é sempre o exercício físico ao ar livre e em grupo, sendo que não deverá ser “muito exigente” e deve responder “aos gostos pessoais” da criança / adolescente.
Não nos podemos esquecer que o grande objetivo do exercício físico na infância, além de trabalhar questões do corpo, é criar e fomentar a rotina de treino desde cedo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o exercício físico desde a infância traz benefícios cardiorespiratórios e metabólicos.
Entre os 5 e 17 anos deve ser marioritariamente de carácter aeróbico e perfazer uma hora diária da rotina de uma criança.
Contudo, é factual que os ginásios nao tem como público alvo ainda o adolescente e também ainda nao existe uma cultura de prática de desporto a nivel de ginásios por parte das familias. Aquí, visto pela perspetiva dos centros desportivos / ginásios está uma pecha muito grande ainda por preencher e um público alvo por cativar...
Contudo, é factual que os ginásios nao tem como público alvo ainda o adolescente e também ainda nao existe uma cultura de prática de desporto a nivel de ginásios por parte das familias. Aquí, visto pela perspetiva dos centros desportivos / ginásios está uma pecha muito grande ainda por preencher e um público alvo por cativar...
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