segunda-feira, 30 de março de 2015

Canadá põe oito olímpico no museu


O Museu de Saint Catharines, no Canadá, é o novo endereço permanente de um campeão olímpico: o shell de oito, marca Empacher, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

Depois de quinze anos de uma gloriosa vida competitiva, o velho campeão foi aposentado pelo Ridley College, em junho de 1999. Na época, já havia um movimento chamado Amigos do Oito Olímpico trabalhando para que a peça histórica tivesse um destino digno de sua biografia. 

O problema maior era como acomodar um barco de 17,1 m nas salas do museu.

Pendurá-lo no teto foi a solução escolhida.

E lá está ele agora, a 3,5 m do chão. Nas suas bordas estão escritos os nomes dos nove atletas que conquistaram a suprema glória olímpica na enevoada manhã de 5 de agosto de 1984, na raia sete do Lago Casitas. 

Além de ver o barco, os cerca de 500 mil visitantes anuais do museu podem assistir o vídeo Men of Gold (Homens de Ouro), com 10 minutos de duração e narração da CBS Sports, mostrando a final olímpica e a cerimônia de medalhas.

A cerimônia de inauguração lotou o local. Estavam presentes todos os nove medalhistas – Kevin Neufeld, Dean Crawforf, Mark Evans, Blair Horn, Grant Main, Paul Steele, Patrick Turner e o timoneiro Brian McMahon – bem como seu técnico, Neil Campbell. Como Campbell foi o voga do oito olímpico canadense de 1968, no México, a tripulaçao aproveitou para reunir-se também.

Ninguém apostava nos canadenses como medalhistas em 1984. O remo do Canadá não vencia uma Olimpíada desde 1964, em Tóquio. Mas um meticuloso plano de reestruturação do desporto, que passou pela formação de uma nova geração de treinadores e atletas, estava em andamento para Los Angeles.


Os resultados começaram a aparecer na temporada europeia daquele ano, quando o oito masculino do Canadá venceu os Estados Unidos e a Alemanha Oriental na Regata de Lucerna, justamente na estreia do novo barco.

Na manhã de 5 de agosto de 1984 alinharam para a final a Nova Zelândia, campeã olímpica de 1980 e uma das favoritas ao título, Estados Unidos e Austrália, também favoritos, França, Inglaterra, Chile e Canadá. 

Aos seus atletas, o técnico Campbell apresentou uma estratégia competitiva tão simples quanto dura e arriscada: largar na frente e segurar a liderança a qualquer custo. A missão foi cumprida à risca, apesar da forte carga do oito dos EUA, que ficou com a medalha de prata por menos de 0,5 segundos.

Ver a regata em 

Já de propriedade do Ridley College, a saga do oito campeão continuou. Foram quatro vitórias consecutivas na Head of the Charles, uma das mais prestigiosas regatas de longa distância do mundo, disputada anualmente em Boston, nos EUA, e uma na Thames Cup, na afamada Regata Real de Henley, na Inglaterra.

Em Los Angeles, o remo do Canadá conquistou ainda duas medalhas de prata e três de bronze. A vitória do oito masculino, na última prova da regata olímpica, nas palavras do colunista Jim Proudfoot, do jornalToronto Star , "foi um triunfo para ser saboreado e guardado como um tesouro". 

Agora, o oito Empacher, campeão olímpico de 1984, é um dos tesouros do Museu de Saint Catharines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário