sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A mudança é difícil - relato de um ex atleta de competiçao

A mudança é difícil.  

 

Relato de Douglas Vandor (ex remador canadiano).

"Nós só fazemos alterações com muita relutância, e, em seguida, apenas se for absolutamente necessário!" 

É muito mais fácil dessa maneira.

Como ex-atleta olímpico, eu estou no meio da minha própria mudança.

Reformei-me da equipe de remo do Canadá em 2013, um ano depois dos Jogos Olímpicos de Londres e antes do meu aniversário dos 40 anos.

Tendo falado com muitos outros  ex-atletas antes do final da minha carreira, eu estava preparado para o que me disseram que ia ser uma transição difícil.  


Seria um ciclo de dois a quatro anos, e fui aconselhado, a sacar o "desporto" do meu sistema.

"Dois a quatro anos?"

"Nah", eu pensei. Estou pronto. E estava pronto para seguir em frente.  

Eu estava pronto para os desafios da vida para além do mundo do remo. E reformei-me da alta competiçao. O meu financiamento foi revogado e o meu patrocinador parou de enviar os cheques mensais habituais. 

O meu objetivo de ganhar os Jogos Olímpicos, que tinha sido uma parte de mim desde a infância, foi de repente irrelevante.  

Eu já não tinha que aparecer no treino às 7:30 todas as manhãs.  
Durante a noite, eu não era mais um atleta. De uma forma estranha, eu me senti como se a minha identidade estava sendo retirada.




Quem era eu? Eu já nem sequer me conhecia ao espelho. Os meus músculos começaram a atrofiar e as minhas roupas não me serviam corretamente. 


Tudo isso me fez medo e senti-me perdido.
"Mas por quê?" Eu me perguntava. Isto tinha sido o que eu queria.  

Eu sabia que este dia estava chegando, então por que eu estava me sentindo como se estivesse perdendo a minha auto-estima? Por que eu me sinto confuso?

"Remo foi a minha paixão" 

Eu tinha sido um membro da equipe de remo nacional do Canadá desde 2001.


E fui dedicado, determinado, mas acima de tudo fanático sobre o que eu fiz. Remo foi a minha paixão. Era o combustível que me sustentou. 

Eu tinha remado por tanto tempo que esta paixao definiu quem eu era.  

Eu não era uma pessoa que gostava de remo; Eu era um remador, ponto. 

Eu respirei, vivi e sonhei deste desporto. Mas depois de me desligar do remo, parecia que eu tinha perdido alguma coisa. 

Parecia que eu estava de luto, pela morte de alguém querido. 


Na verdade, eu estava de luto, não só para uma carreira que vivi e por um estilo de vida que tinha passado, mas também para um futuro pós-atlético que eu nao estava preparado desde o início. Depois de passar mais de uma década de formação e competindo com a elite mundial, a perspectiva de ser medíocre no próximo capítulo da minha vida também foi enervante. Eu senti desespero e me senti velho. Eu sabia o quão duro eu tinha trabalhado para ser um remador elite. 

Eu ia ser capaz de alcançar esse tipo de sucesso em na minha nova vida? 




Senti-me estranho por me sentir tão conflituoso. O meu foco tinha sido tão claro por tanto tempo.  


Agora eu estava desorientado sobre uma decisão que eu tinha feito e que tinha aceitado para mim. 

Poderes de cura de tempo

Três anos depois, eu vejo as coisas de uma forma bastante diferente, em parte devido ao grande apoio que tenho tido e principalmente por causa dos poderes curativos do tempo. O tempo permitiu-me trabalhar com as emoções que tive depois que eu parei de fazer o que eu gostava de fazer.  


Permitiu também que o meu corpo com o tempo se habitue a não treinar seis horas por dia, algo que ele estava acostumado. 

Eventualmente, em vez de trazer a consternação e a ansiedade, memórias do passado começaram a trazer um sorriso tranquilo para o meu rosto.  


E como isso aconteceu, eu era capaz de desenhar a partir de minhas experiências e dar a volta a esta situaçao de uma forma positiva. Eu experimentei isso pela primeira vez nos Jogos Pan-americanos no verão passado, enquanto eu trabalhava nos bastidores da organizaçao. 

Eu adorava ver a paixão dos atletas. Ela era contagiante e eu queria ser uma parte dela.  

Eu queria apoiá-los de qualquer maneira. E testemunhando-los a tentar ser o seu melhor, fez-me querer um sentimento que eu não tinha experimentado por algum tempo. Ao refletir sobre minha própria carreira e o que foi que eu precisava para ter sucesso, eu era capaz de antecipar as necessidades dos atletas.  

Isso me permitiu estar dois passos à frente deles, dando-lhes o que eles precisavam, ajudando de uma forma realmente eficaz na organizaçao dos jogos.
Trabalhando com os atletas também me fez pensar nas semelhanças que partilhavamos.Características como trabalho duro, determinação e perseverança!  


Todos os traços que são ainda uma parte de quem eu sou. 

Estas são as qualidades que me permitiram alcançar os mais altos níveis de competição, e eu vou recorrer a eles, a fim de ter sucesso na minha actual actividade.


Quem eu sou

Eu posso já nao ser um deles, mas eu ainda sou um trabalhador, eu estou determinado, eu sempre vou perseverar e vou mais uma vez ter sucesso.

Esse é quem eu sou.

E para mim, isso é o que é importante para lembrar.

Triunfei e falhei no passado... Voltarei a fazer as 2 coisas...

Falhando nunca me impediu antes...

Isto faz-me animado para o que vem pela frente, mesmo que eu não possa sempre ver o futuro.

E embora eu vá amar sempre os meus anos na equipe nacional, o remo era simplesmente um capítulo, embora um muito grande, na novela multi-capítulo da vida.


Isso eu sei com certeza.

Mas, não posso esperar para ver o que acontece em seguida.
..


Retirado de : Unexpected challenges of post-rowing life

Nenhum comentário:

Postar um comentário