sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Força no atleta de remo

Quanta força um remador precisa ter?

Faz alguma diferença na performance do remador aumentar a carga do agachamento de 200 kg para 220 kg? 

Em artigo publicado na revista norte-americana Independent Rowing News, de 6/7/01, o fisiologista Ed McNeely, consultor para treino de força da seleção canadiense de remo desde 1992, afirma que “aumentar a força acima de certos níveis não melhora necessariamente a performance e, em alguns casos, pode até piorá-la. Uma vez alcançado o nível ideal de força, o tempo necessário para ultrapassá-lo deveria ser usado para treinar outra coisa, como a técnica da remada, o condicionamento aeróbico e anaeróbico, ou a flexibilidade.” 

McNeely continua: “Remadores de elite geram a sua força máxima na primeira remada de uma prova. Essa força chega a atingir 1352 N (Newtons) - cerca de 135 kg - nos homens e 1019 N – cerca de 102 kg – nas mulheres. Em 1975, pesquisas feitas com a seleção de remo da Alemanha Oriental indicava que o nível mínimo de força necessário em competições internacionais era de 132 kg. Com o aumento da velocidade dos barcos e com os novos remos este valor deve ter aumentado”. 

Uma pesquisa foi feita com remadores holandeses de nível internacional, nacional e de clube, utilizando um equipamento especialmente desenvolvido para medir a força isométrica do remador, na posição de ataque (entrada da pá na água). 

Descobriu-se que os remadores de nível internacional geravam, em média, 204 kg de força; os de nível nacional, 183 kg; os de nível de clube, 162 kg. Outros testes não específicos para remo – como a puxada de braço isométrica, extensão lombar, flexão do tronco e extensão das pernas – aplicados no mesmo grupo de atletas apontou que quanto mais alto o nível do remador, maior a força em todos os testes. 

“Testes de força não específicos para remo têm seus prós e contras”, diz McNeely. “A aplicação de força no barco é tecnicamente diferente de um agachamento ou de um leg-press. Estes não refletem necessariamente a capacidade de fazer o barco andar. Já o Dyno, máquina lançada recentemente pela Concept2, trabalha segundo o mesmo principio do remoergômetro (resistência do ar) e pode ser usado para treinar e testar a força”. 

“Para o remador, a força relativa (máximo peso que pode ser levantado uma vez, em relação ao peso corporal) é mais importante que a força absoluta (máximo peso que pode ser levantado uma vez). 

As pessoas grandes tendem a ter mais força absoluta que as pequenas, porque possuem mais massa muscular. Somente aumentar a força absoluta não é vantagem se implicar em aumento de peso corporal que resulte em maior resistência da água ao avanço do barco. 


Já o aumento da força relativa torna mais fácil acelerar o barco em cada remada porque a força aumentou sem aumentar o atrito.” 

Ed McNeely fornece, nos quadros abaixo, as seguintes metas de força relativa para vários níveis de remadores. As metas são expressas em múltiplos do peso corporal e valem tanto para remadores peso-leve como para classe aberta, na faixa etária de 15 a 35 anos.

HOMENS/MULHERES
 
Juniores
23 anos
Clube
Nacional
Internacional
Agachamento
1,00/0,80
1,30/1,00
1,40/1,25
1,70/1,40
1,90/1,60
Lev.da terra (peso morto)
1,00/0,80
1,30/1,00
1,40/1,25
1,70/1,40
1,90/1,60
Remada deitada
0,70/0,60
0,90/0,80
1,05/0,95
1,20/1,10
1,30/1,20

Para usar as tabelas, multiplique o seu peso corporal pelo fator. 

Por exemplo: se for do sexo masculino, de nível internacional e pesa 90 kg, a sua meta no agachamento será 90 kg x 1.9 = 171 kg. Se for mulher e pesar 65 kg, será 65 kg x 1.6 = 104 kg.


“Se já está dentro destas metas, foque o seu treino em outras coisas”, recomenda McNeely. “Se está abaixo delas, esta pode ser a causa dos seus maus resultados”.

McNeely finaliza o artigo dando alguns conselhos:

1 – Não tente alcançar essas metas da noite para o dia. Veja que os fatores dos remadores de nível internacional são o dobro dos fatores dos juniores. O primeiro tem idade média de 26 – 28 anos. Os outros tem 10 anos menos. Isso significa que eles terão 10 anos para dobrarem sua força.

2 – Não se desespere, se não atingir as metas, nem mude radicalmente o seu treino. Não reduza o seu treino aeróbico, nem o treino técnico, só para ficar com mais tempo para treinar força, a menos que esteja muito bem nesses dois aspectos.

3 – Faça sessões de força de curta duração. Treinos com duração superior a 45 ou 60 minutos podem levar ao supertreinamento. Sessões curtas e freqüentes dão melhores resultados que sessões longas. Tente fazer 3 a 5 sessões de 45 minutos, por semana.

4 – Até que você atinja o nível de força procurado, elimine o treino de resistência muscular. Altas repetições com baixa resistência não aumentam a força. Treinar resistência muscular sem possuir um nível de força adequado apenas significa que está se especializando em tornar-se fraco.

Sem comentários:

Enviar um comentário