Propulsao / deslocaçao do barco
A qualidade de inversão de movimento na posição de proa é essencial para a velocidade do barco.
A ação de propulsão : “projetar , impulsionar com mais ou com menos força com o auxílio de órgãos, maquina ou motor destinados a empreender um movimento de propulsão para assegurar o deslocamento de um engenho ou de um móvel”.
Segundo o dicionário da enciclopédia Larousse esse termo diz respeito mais particularmente a um barco de navegação de recreio, por exemplo.
No nosso caso resulta em deslocar o conjunto barco, remos e remador, por meio de remos sobre os quais o remador exerce uma ação motriz.
O objetivo dessa fase consiste em acelerar o sistema barco-remador o melhor possível e lançá-lo o mais longe possível sobre a água.
É necessário realizar a inversão instantaneamente para reduzir o tempo de "travagem", e ainda mais por que o conjunto remador-barco encontra-se nesse instante na sua velocidade mínima.
Isso garante igualmente uma aceleração quase imediata pelo encadeamento coerente dos gestos da remada.
O tempo motor ou de impulsão começa com os ângulos joelho-quadris fechados, e braço tronco aberto, estando a pá imersa na água.
O corpo do remador constitui uma cadeia muscular bem estendida justamente antes da imersão da ou das pás.
Existe também uma ligação entre as mãos, as quais detêm o, ou os, punhos de remo, e que dão a impressão de ir ao sentido (para a ré do barco), e as costas (que devem estar contidas, bloqueadas).
As mãos devem conduzir os remos sem apertá-los. Os dedos formam um “gancho” sobre o punho do remo. Os punhos posicionam-se como o prolongament o dos antebraços e os ombros permanecem baixos (descontraídos).
Falamos de um alinhamento do “plano de tração” com a preocupação de maior eficácia.
É por uma atitude de dissociação segmentar (o fato de elevar os braços sem modificar a posição do tronco) entre os braços e o tronco, que o remador coloca a sua pá na água.
No momento, no qual a pá entra na água os ângulos formados pelo tronco com as coxas e a pelas coxas com as tíbias estão fechados. O remador , para imergir a pá, abre o ângulo tronco/ braços, mas sem alterar o ângulo tronco-coxas.
É necessár ir procurar o apoio muito rapidamente com uma força adaptada (própria) para deslocar o barco o quanto antes possível.
Neste momento considera-se, que o impulso das pernas necessário para a aceleração do sistema barco-remador tem um efeito negativo sobre a velocidade do casco.
Quando a força das pernas é transmitida sobre a alavanca sem perdas, esse travao não será importante. Mas contrariamente, ocorrerá significativa travagem, se o remador atua sobre o barco (nos finca-pés) para impulsioná-lo antes que as pás estejam na água, ou se relaxa um dos elos da cadeia muscular.
O sincronismo é a tradução essencial entre as qualidades de coordenação do remador relativamente à velocidade do barco.
Ele corresponde à coincidência entre :
- O fim da abertura do ângulo tronco/ braços com o fim do fechar do ângulo joelho/ quadris.
Ele corresponde à coincidência entre :
- O fim da abertura do ângulo tronco/ braços com o fim do fechar do ângulo joelho/ quadris.
A técnica do remo é determinada por um conjunto de princípios físicos, mecânicos e biomecânicos.
Encontra-se aplicação desses mesmos princípios em todos os desportos onde se deve vencer a inércia, impulsionar uma máquina ...
No remo é necessário impulsionar o barco contra a resistência devida à hidro-frenagem, em outros termos faze-lo navegar / deslocar.
Essa propulsão do barco, ou tempo motor , decorre da vontade, da determinação, de qualidades físicas e ainda de qualidades de coordenação motriz. Neste conjunto de factores, quem o fizer melhor, consegue vencer uma determinada distancia em menor tempo.
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