sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Jurgen Grobler: Selecionador / Treinador da seleçao inglesa


Jurgen Grobler: Um alemão do leste transformou a Inglaterra na maior potência do remo mundial


Em 3 de janeiro de 1991 um fato marcante aconteceu no remo inglês. Nessa data chegava ao país o alemão Jurgen Grobler acompanhado da sua esposa Angela e do seu filho Chris, na época com 10 anos.

Grobler trouxe todos os seus pertences e fazia uma aposta bem arriscada. O cobiçado treinador fazia parte da equipa que  montou toda a estrutura que levou a Alemanha Oriental a conseguir muitas medalhas de ouro em todas as olimpíadas de 1972 a 1988.

Aos 45 anos, Grobler queria um novo desafio e decidiu assumir o posto de treinador chefe no Leander Club, que tinha como atleta o lendário Steve Redgrave, na época um “mero” bi-campeão olímpico. 

O sorriso de Grobler é contagiante quando ele lembra desse início na Inglaterra. 
“Quando cheguei no Leander Club havia alguns barcos, um galpão com muita poeira e alguns pesos. Muita gente dizia que eu fui vitorioso na Alemanha em função do sistema e não da minha capacidade. Eu quis provar a mim mesmo que eu podia vencer em um sistema completamente diferente”.

Com os olhos brilhando ele lembra a primeira vez que chegou em Londres. “Eu amei a cidade logo. Os autocarros vermelhos de dois andares. Era algo tão surreal para mim. Foi paixão à primeira vista”.

Duas décadas depois o caso de amor se acentuou, a ponto dele se considerar hoje um cidadão inglês. Grobler retribuiu essa calorosa receptividade inglesa mantendo a tradição de colocar uma equipa no alto do pódio olímpico nas últimas 10 edições dos jogos.

Depois de conversar um pouco com Grobler qualquer um entende a razão desse currículo impressionante. Ele fala do remo com o entusiasmo de quem está no seu primeiro dia em um  novo emprego. Os seus olhos brilham como os de um jovem, apesar dos seus 65 anos. Ele vibra tanto pelos barcos treinados por ele no passado como os atuais. Mesmo que você não seja um fã de remo, após meia-hora de conversa com Grobler você ficará envolvido com todas as estórias contadas por ele.

Os discípulos de Grobler mais bem sucedidos até agora foram Sir Steve Redgrave e Sir Matthew Pinsent, que não escondem os elogios ao talento do técnico alemão. 

O maior desafio de Grobler no momento é o dois-sem com Andrew Triggs-Hodge e Pete Reed, que leva no currículo 13 derrotas para a guarnição da Nova Zelândia com Hamish Bond e Eric Murray.
“Grobler é uma grande personalidade”, confirma Pete Reed. “Ele é duro quando tem que ser, e também muito divertido...” 

“Steve Redgrave e Matthew Pinsent foram atletas notáveis. Mas os novos atletas são tão importantes quanto eles. Eu quero ter novos heróis. È isso que o nosso desporto precisa. Essa é a mensagem que temos que passar para os nossos jovens. Eles têm que olhar para esses heróis e dizer: Se eles podem, eu também posso. Temos que inspirar essa nova geração”. 

Sobre a dupla Redgrave-Pinsent  ele acrescenta: “Não há dúvida de que em 1992 e 1996 tínhamos o melhor dois-sem com Redgrave e Pinsent. Porém, em 2000 a situação era bem diferente. Para o público tudo girava em torno de Redgrave mas havia outros talentos que tínhamos que considerar. Steve Redgrave era uma lenda e é claro que todos queríamos que ele ganhase a quinta medalha de ouro olímpica consecutiva mas ele tinha alguns problemas e tínhamos que encontrar alternativas. A pressão que um técnico sofre numa olimpíada  é imensa. O próprio Redgrave perguntava-se, se valia a pena tentar mais uma vez o ouro. Eu nunca tive uma atitude protetora em relação ao Redgrave, mas podem ter certeza que ele sempre confiou em mim. A lembrança da vitória do quatro sem em Sydney é maravilhosa! Eu fiquei muito contente!” 

Grobler é modesto ao falar do seu papel como técnico: “Se eles vencem o mérito é deles, se eles perdem a derrota é minha. O meu papel principal é motivá-los, principalmente naqueles dias que eles estão muito cansados” 

Um papel que Grobler admite não conseguir cumprir bem é o de mensageiro de más notícias para os atletas que não poderão seguir em frente na seleção inglesa. Ele assume o papel e sempre dá a notícia olhando nos olhos dos atletas, mas confessa que já ficou várias noites sem dormir. “A pior coisa do mundo é dizer para um atleta que ele não é bom o suficiente para seguir em frente. Muitos dão o máximo nos treinos e no final eu tenho que pedir desculpas e dizer que infelizmente não dá para seguir em frente. Não é fácil...” 

Para 2015, Grobler confirma, sem ironia ou exageros, que o seu objetivo é vencer em todas as categorias de barcos. Ele acrescenta: “Na verdade esse é sempre o meu objetivo...” 

Grobler quer ganhar tudo sempre, mas faz questão de ressaltar que essa vitórias serão sempre conquistadas com atletas “limpos”. Grobler conviveu na Alemanha Oriental num sistema onde o uso de doping no remo era comum. 

Ele reconhece isso e esse é um assunto que ele não gosta de falar muito pois em 1998, numa investigação realizada na Alemanha sobre o uso de doping na extinta Alemanha Oriental, o seu nome foi mencionado e todas as equipas inglesas sob o seu comando foram colocadas sob suspeita de doping na época. 

“Aqui em Inglaterra eu penso nisso todos os dias. Temos 12 candidatos para compor o oito e nunca podemos descartar a hipótese de que alguém irá tentar conseguir uma vaga através do doping. De qualquer forma, possuímos hoje um bom sistema de controle. O skifista Mark Hunter, por exemplo,  realizou quatro testes anti-doping em 18 dias”. 

Deixando o assunto doping de lado, Grobler está sempre focado em conseguir que os seus atletas estejam no pico no momento certo. “Esse é o pulo do gato e tudo o que fazemos é para alcançarmos esse objetivo. Quatro ou cinco dias antes da prova nós sabemos se as guarnições estão prontas e aí fazemos a sintonia final. A partir daí, cabe aos atletas cumprir o seu papel na regata. 




terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Uma jovem timoneira dos EUA declara o seu amor pelo remo


"Vencer uma prova de remo não é como vencer uma competição qualquer. A minha teoria é a seguinte: você está de costas para a linha de chegada, e você está vendo os adversários que você irá vencer e isso é algo muito especial" - Hugh Laurie.

Crônica

Uma jovem timoneira dos EUA declara o seu amor pelo remo, por Amy Yao

Setembro/2012 - Eu não estou certa quando me dei conta. Pode ter sido às seis da manhã numa friorenta manhã de inverno caminhando grogue de sono do meu quarto até o centro de treinamento. Pode ter sido também durante as primeiras 20 remadas da ultima regata  da temporada ou pode ter sido depois de um ano inteiro de treinos, regatas, e os belíssimos nascer do sol de St. Lawrence.

A minha conclusão foi a seguinte: fazer parte de uma equipe de remo foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida.

Remadores são únicos no mundo dos atletas. Talvez a diferença mais importante entre o remo e os demais desportos seja o timoneiro ou a "pequena pessoa que senta no barco e grita para os remadores". 

Não é exigido aos timoneiros que sejam atletas e segundo o técnico da seleção norte americana de remo Tom Terhaar, "o timoneiro é uma parte integrante do barco e sem ele os remadores não chegam a lugar nenhum".

Os remadores não olham para onde eles estão indo. Eles devem manter as suas mentes dentro do barco e confiar no timoneiro que ira guiá-los, encorajá-los e apontar os erros técnicos. 

Como timoneiro, somente você vê tudo o que acontece simultaneamente dentro e em volta do barco e a sua voz será a unica que os remadores irão escutar

Liderança é possivelmente uma das coisas mais difíceis para aprender. Como guiar e se comunicar com pessoas que não estão vendo para onde estão indo e que estão vivendo essencialmente um inferno físico. É duro olhar para elas e mais difícil ainda é exigir mais quando o limite da exaustão está  tao próximo.

Muitas vezes as atletas pedem que eu exija mais delas quando estão exaustas. Elas querem alcancar a perfeição e elas não irão aceitar uma atitude complacente.

O remo é um desporto cujos resultados demoram a aparecer. Quando alguem se impõe uma meta de perder alguns quilos e começa a malhar os resultados aparecem logo.

No remo, talvez seja fácil ensinar alguém a fazer o básico mas conseguir a técnica perfeita pode levar alguns anos.

Verdadeiros remadores não esmorecem nesse longo intervalo entre os treinos e os resultados. Durante as longas sessões de treinamento no inverno eles estão focados na medalha ou na prova que irá acontecer meses depois.

Na vida, essa habilidade de focar em um objetivo de longo prazo é a diferenca entre o fracasso e o sucesso. Não é a toa que os remadores de elite tem uma renda 60% superior a media nacional de acordo com um estudo realizado pela Boathouse Finder.

Fazer parte de uma equipe de remo me mostrou a magnitude do potencial humano. Coloque uma pessoa em um barco, dê-lhe um remo e o sabor de uma vitoria e rapidamente ele(a) estará treinando cinco horas por dia, irá acordar três horas antes do resto do campus para remar em temperaturas abaixo de zero e terá a força de vontade imparável de um campeão.

Remadores podem fazer tudo isso e muito bem feito. Fazer parte de uma equipe de remo será a melhor decisão que você poderá tomar se também optar em encarar as duras realidades deste desporto. Dessa forma, você vai entender o valor incalculável de um espírito indomável e irá aprender acima de tudo que as suas conquistas na vida são limitadas apenas pelo tamanho do esforço para alcancá-las.

 Amy Yao é uma estudante da St. Lawrence University em Canton, New York, começando medicina com o objetivo de uma especialização em obstetrícia. Além de escrever no seu blog na Huffington Post e também sobre moda, Amy é uma exímia pianista de 13 anos que toca seu próprio negócio de desenho gráfico. Em St. Lawrence ela é a timoneira do time universitário, orientadora e editora do The Hill News.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Calendário Nacional REMO 2014/2015 - actualizado 13 Jan 2015

CALENDÁRIO 2014/2015

V.: 13/01/2015
Mês Dia Designação Local Organização Escalões
OUT 4 1º Remo Mar Yole - 4Km Lisboa ANL Abs
5 Testes Água 6 km (apuramento Vesta SH) Avis FPR Jun, Sen
11
12
18
19
25 1ª pr. T. 1as Rem. + TRJA Z. Norte + TRJ Viana Viana do Castelo VRL/ARN Sub-18
25 1ª pr. T. 1as Remadas + T. RJA Zona Centro Praia de Mira CNPM/ARBL Sub-18
25 1ª pr. T. 1as Remadas + T. RJA Zona Sul Sul ?/ARS Sub-18
26
NOV 1 Testes Água 6 km
1 2º Remo Mar Yole - 6Km Lisboa ANL Abs
2
8
9
15 2ª pr. T. 1as Remadas + T. RJA Zona Centro Coimbra AAC/ARBL Sub-18
15 2ª pr. T. 1as Remadas + T. RJA Zona Sul Seixal ANSeixal/ARS Sub-18
16
22 2ª pr. T. 1as Rem. + TRJA Z. Norte + TRJ Viana Viana do Castelo VRL/ARN Sub-18
23 Aerobic Monsters 2014 Gondomar CNIDH Inf. Inic. Juv.
29 Vesta Scullers Head UK W1x + M1x Abs
30 3º Remo Mar Yole - 6Km Lisboa ANL Abs
DEZ 6 XXVI Regata Intern. de Natal da ARN VN Gaia ARN Abs
7
13 Abierto de Andalucia Sevilla Juv/Jun/Sen 
14 Abierto de Andalucia Sevilla Juv/Jun/Sen 
20 3ª pr. T. 1as Remadas + TRJA Zona Norte Vila do Conde CFV/ARN Sub-18
20 3ª pr. T. 1as Remadas + TRJA Zona Centro Coimbra AAC/ARBL Sub-18
20 3ª pr. T. 1as Remadas + TRJA Zona Sul Barreiro GDFB/ARS Sub-18
21
27
28
JAN 3 3ª Jornada - Troféu VRL - Jovens Remadores
4
10
11 Troféu Lisboa - Remo de Mar Yole - 6 Km Lisboa ANL Abs
17 4ª pr. T. 1as Remadas + TRJA Zona Norte ?? ?/ARN Sub-18
17 4ª pr. T. 1as Remadas + TRJA Zona Centro Fig. da Foz GCF/ARBL Sub-18
17 4ª pr. T. 1as Remadas + TRJA Zona Sul Baia de Alburrica, Barreiro GDF/ARS Sub-18
18
25
26
31
FEV 1
7 Head of the Douro (apuramento HORR) Rio Douro Abs
8 Lisboa Open Concept2 - Remo Indoor Lisboa ANL Todos
14 5ª pr. T. 1as Remadas + T. RJ Zona Norte ?? ?/ARN Sub-18
14 5ª pr. T. 1as Remadas + T. RJ Zona Centro Praia de Mira CNPM/ARBL Sub-18
15 5ª pr. T. 1as Remadas + T. RJ Zona Sul Barreiro CNB/ARS Sub-18
17 Carnaval
21 Regata do 86º Aniversário do CFP Lisboa CFP Todos
22
28 Campeonato Regional de Fundo Torrão ARS Todos
28 2ª Regata Internacional de Fundo Viana do Castelo VRL 8+M e 4xF Abs.
MAR 1 2ª Regata Internacional de Fundo Viana do Castelo VRL 8+M e 4xF Abs.
7 Campeonato Nacional de Fundo Valbom FPR/CNIDH Jun/Sen 
7 Regata Nacional de Fundo Valbom FPR/CNIDH Juv/Vet
14
14
21 Encontro Final Torneio 1as Remadas Montemor FPR Sub-18
21 Head of the Cork Avis Abs
21
28
29 5º Open de Remo Indoor / Camp. Reg.  Indoor Setúbal CNS Todos
28 Head of the River Race UK Abs
ABR 3
4
5 Páscoa
11 CN Remo Indoor Viana do Castelo VRL Todos
12
18 Regatas e Campeonatos Nacionais Yolle Lisboa ANL Juv/Jun/Sen/Vet
19
25 40ª Regata 25 de Abril Valbom CNIDH
26
MAI 1
2
3 Regata internacional Ponte da Amizade VN Cerveira ADCJ Cerveira RJ
9 Reg. Internacional Queima das Fitas Coimbra AAC RJ + Abs
10
16
17 Regata Internacional de Gondomar Melres Infante Juv + Abs
23 4º Open de Remo do CFP Lisboa CFP Todos
24
30 Regata Internacional Litocar Montemor GCF Juv + Abs
31 Regata InternacionalLitocar Montemor GCF Juv + Abs
JUN 6 Campeonato Regional de Velocidade Avis ARS Todos
7
13
14
20 VIV Troféu Mestre de Avis Avis ARS Benj/Inf/Inic/Juv
21 VIV Troféu Mestre de Avis Avis ARS Benj/Inf/Inic/Juv
7
28
JUL 3 Campeonatos Nacionais Velocidade (Elim. Jun/Sen) Montemor Todos
4 Regatas Nacionais Velocidade (Inf/Inic/Juv/Vet) & Repes. CN (Jun/Sen) Montemor Todos
5 Campeonatos Nacionais Velocidade (Finais Jun/Sen) Montemor Todos
11
12
18
19
26
27
AGO 21 Regata Srª D'Agonia Viana do Castelo VRL Abs
SET 5
6
12
13
19
20
26
27
OUT 3
4
5
10
11
17
18
24 1ª pr. T. 1as Remadas + T. RJA Zonais Norte/Centro/Sul AR's/Clubes Sub-18
25
31
NOV 1
7
8
14 2ª pr. T. 1as Remadas + T. RJA Zonais Norte/Centro/Sul AR's/Clubes Sub-18
15
21
22
28
29
30
DEZ 5
6
12 Abierto de Andalucia Sevilla Juv/Jun/Sen 
13 Abierto de Andalucia Sevilla Juv/Jun/Sen 
19 3ª pr. T. 1as Remadas + T. RJA Zonais Norte/Centro/Sul AR's/Clubes Sub-18
20
Âmbito das regatas
RCN  -  Regata ou Campeonato Nacional (provas oficiais)
NAC  -  Regata Nacional de Clubes
INT  -  Regata Internacional de Clubes
REG  -  Regata Regional de Clubes
ARSN  -  Regata ou Teste para ARSN
PDRJ  -  Regata integrada no Programa de Desenvolvimento do Remo Juvenil

Leander Club - Ninho dos Campeões


Leander Club, o clube de maior sucesso do remo inglês, localizado às margens do Rio Thames em Henley-on-Thames cuja sede também é conhecida como o “Pink Palace”,  personifica a tradição inglesa no remo. O clube foi fundado em 1818 e desde 1980 produziu mais de 400 atletas internacionais. 

Antes de Londres 2012, o clube tinha conquistado um total de 99 medalhas olímpicas. Depois, o número subiu para 112. Quase metade do time olímpico de remo nos jogos de Londres era composto por atletas do Leander Club.
Pelo clube passaram nomes conhecidos da história do remo mundial. O penta-campeão olímpico Steve Redgrave, o tetra-campeão olímpico Matthew Pinsent assim como Tim Foster e  James Cracknell.

O assessor de imprensa do clube comenta: “o objetivo do clube é sempre colocar o maior número de atletas possível na seleção inglesa e fomos muito bem sucedidos nessa estrategia. Nossos atletas, sócios, visitantes e patrocinadores corporativos compartilham os mesmos valores de trabalho em equipe, disciplina, comprometimento e sucesso.

O remador olímpico inglês Tom Solesbury, que foi quinto colocado no quadri em Londres 2012 explica porque, na visão dele, o Leander Club é tão bem sucedido. “Para mim, o apoio do clube tem sido extraordinário em vários aspectos. Leander tem sido um lugar excepcional para treinar com um ginásio de altíssimo nível e com técnicos excelentes como, por exemplo, Mark Banks que também foi meu treinador na seleção".

A invencível dupla do double feminino ouro em Eton Dorney, Anna Watkins e Katherine Grainger também ressalta a qualidade do clube: “O Leander fornece uma bela estrutura. Nós treinamos a maior parte do tempo utilizando a estrutura da seleção mas durante as festas de final de ano e nos eventos de clubes eu fico por lá. É tudo muito profissional e não tem a politicagem que encontramos em outros clubes. É só aparecer por lá e usar a estrutura!”

O assessor de imprensa Theharne Jones lembra: “A atividade da nossa garagem hoje está voltada para a gestão da receita para o programa da academia de desenvolvimento do Leander Club. O objetivo principal é conquistar a maior quantidade de vagas possível na seleção inglesa de remo que irá disputar os jogos no Rio de Janeiro em 2016”.

Apesar de ser  a maior “fábrica” de talentos do remo inglês, os atletas e os funcionários do clube ressaltam a atmosfera amistosa que reina no clube. “Talvez as pessoas que não conheçam a realidade do clube nos considerem "snobes", mas na realidade todos aqui querem ajudar os atletas. Esse lugar é feito para aqueles que querem testar o seu limite como remador. É sem dúvida um lugar competitivo mas também um lugar para socializar ”, completa Jones.