Saúde - Remo /Gravidez
A realização de uma adequada actividade física, sem excessos, mas também sem excessivas limitações quando não existem motivos para tal, é benéfica para o desenvolvimento da gravidez.
Actividade desportiva
Todavia, a mulher deve adequar o nível de esforço necessário em cada caso específico à sua condição física anterior e às limitações ocorridas ao longo da gravidez, para que nunca atinja um estado de grande cansaço ou fadiga.
Deve-se referir que, como as alterações físicas consequentes da gravidez implicam limitações que convém respeitar, a participação em competições não é recomendável.
Assim e concretamente no caso do remo e segundo a ARA (Amateur Rowing Association, mais conhecida como British Rowing, para o caso de uma atleta remadora que se encontre na sua época desportiva o conselho é continuar com o exercicio que até entao foi bem tolerado, reduzindo contudo a sua intensidade e duraçao de forma a que a prática siga confortavel.
O exercicio deve ser interrompido quando se sinta desconforto ou dor. Timoneiras e remadoras peso ligeiro nao devem fazer treino de pesos durante a gravidez.
O movimento e a prática do remo nao predispoe à interrupçao involuntária da gravidez (aborto) durante o 1º trimestre de gestaçao.
Algumas remadoras, em particular as peso ligeiro deixam de ter o seu periodo durante o periodo de treino mais arduo. Podem ficar gravidas e nao o saberem.
Após 12 semanas o útero sai da protecçao da pélvis e torna-se vulnerável ao trauma. Ë possivel no remo, haver o pequeno risco de num treino de agua, o enforcar do remo produzir 1 pancada na barriga (útero) da remadora. Nao existem relatórios ou casos conhecidos em que isto haja passado que tenha resultado na lesao/perda de gravidez ou causado algum dano na remadora grávida.
Ainda a ter em conta um cuidado adicional com o esforço efectuado durante o treino (em pesos especialmente) com as dores nas costas, parte também muito exposta e forçada durante o periodo de gravidez da remadora.
Em conclusao e em termos gerais, as únicas restrições serão as proporcionadas pela condição física de cada mulher e pelo seu grau de resistência, pois as alterações por que passa o organismo costumam provocar um certo grau de cansaço e fadiga ou até determinadas limitações que devem ser respeitadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário