terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Uma jovem timoneira dos EUA declara o seu amor pelo remo


"Vencer uma prova de remo não é como vencer uma competição qualquer. A minha teoria é a seguinte: você está de costas para a linha de chegada, e você está vendo os adversários que você irá vencer e isso é algo muito especial" - Hugh Laurie.

Crônica

Uma jovem timoneira dos EUA declara o seu amor pelo remo, por Amy Yao

Setembro/2012 - Eu não estou certa quando me dei conta. Pode ter sido às seis da manhã numa friorenta manhã de inverno caminhando grogue de sono do meu quarto até o centro de treinamento. Pode ter sido também durante as primeiras 20 remadas da ultima regata  da temporada ou pode ter sido depois de um ano inteiro de treinos, regatas, e os belíssimos nascer do sol de St. Lawrence.

A minha conclusão foi a seguinte: fazer parte de uma equipe de remo foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida.

Remadores são únicos no mundo dos atletas. Talvez a diferença mais importante entre o remo e os demais desportos seja o timoneiro ou a "pequena pessoa que senta no barco e grita para os remadores". 

Não é exigido aos timoneiros que sejam atletas e segundo o técnico da seleção norte americana de remo Tom Terhaar, "o timoneiro é uma parte integrante do barco e sem ele os remadores não chegam a lugar nenhum".

Os remadores não olham para onde eles estão indo. Eles devem manter as suas mentes dentro do barco e confiar no timoneiro que ira guiá-los, encorajá-los e apontar os erros técnicos. 

Como timoneiro, somente você vê tudo o que acontece simultaneamente dentro e em volta do barco e a sua voz será a unica que os remadores irão escutar

Liderança é possivelmente uma das coisas mais difíceis para aprender. Como guiar e se comunicar com pessoas que não estão vendo para onde estão indo e que estão vivendo essencialmente um inferno físico. É duro olhar para elas e mais difícil ainda é exigir mais quando o limite da exaustão está  tao próximo.

Muitas vezes as atletas pedem que eu exija mais delas quando estão exaustas. Elas querem alcancar a perfeição e elas não irão aceitar uma atitude complacente.

O remo é um desporto cujos resultados demoram a aparecer. Quando alguem se impõe uma meta de perder alguns quilos e começa a malhar os resultados aparecem logo.

No remo, talvez seja fácil ensinar alguém a fazer o básico mas conseguir a técnica perfeita pode levar alguns anos.

Verdadeiros remadores não esmorecem nesse longo intervalo entre os treinos e os resultados. Durante as longas sessões de treinamento no inverno eles estão focados na medalha ou na prova que irá acontecer meses depois.

Na vida, essa habilidade de focar em um objetivo de longo prazo é a diferenca entre o fracasso e o sucesso. Não é a toa que os remadores de elite tem uma renda 60% superior a media nacional de acordo com um estudo realizado pela Boathouse Finder.

Fazer parte de uma equipe de remo me mostrou a magnitude do potencial humano. Coloque uma pessoa em um barco, dê-lhe um remo e o sabor de uma vitoria e rapidamente ele(a) estará treinando cinco horas por dia, irá acordar três horas antes do resto do campus para remar em temperaturas abaixo de zero e terá a força de vontade imparável de um campeão.

Remadores podem fazer tudo isso e muito bem feito. Fazer parte de uma equipe de remo será a melhor decisão que você poderá tomar se também optar em encarar as duras realidades deste desporto. Dessa forma, você vai entender o valor incalculável de um espírito indomável e irá aprender acima de tudo que as suas conquistas na vida são limitadas apenas pelo tamanho do esforço para alcancá-las.

 Amy Yao é uma estudante da St. Lawrence University em Canton, New York, começando medicina com o objetivo de uma especialização em obstetrícia. Além de escrever no seu blog na Huffington Post e também sobre moda, Amy é uma exímia pianista de 13 anos que toca seu próprio negócio de desenho gráfico. Em St. Lawrence ela é a timoneira do time universitário, orientadora e editora do The Hill News.


Nenhum comentário:

Postar um comentário