domingo, 16 de novembro de 2014

Conceito de veterano - master

Na prática desta modalidade, talvez mais do que em qualquer outra, temos a possibilidade de prolongar uma atividade para além da "idade" de atleta. Mediante os casos, individualmente, ganha-se um amor, um gosto pelo remo. Vamos praticando este desporto que nos leva a uma parte de competição, pois este desporto para ser praticado acaba por ter como fim uma competição, na forma de uma regata contra outras equipas.
Normalmente, finalizamos o remo ainda em idade jovem, por motivos escolares, profissionais, familiares. Temos uma "carreira" com menos ou mais sucesso, mas que a terminamos sem pensarmos em voltar, pois não há tempo/disponibilidade.
Anos mais tarde, talvez, com a vida profissional, familiar mais estável, essa mesma disponibilidade aparece.
Pensamos em voltar ao remo.

Aqui os casos de retorno/começo ao clube/à modalidade varia, pois podemos também querer começar a praticar o remo já tarde, por curiosidade, por salutar atividade fisica em idade "veterana".
Em outros paises, os "veteranos" (Inglaterra, USA, Australia, Nova Zelandia, Alemanha, França, Italia) são atletas que dão continuidade a uma atividade que sempre praticaram, pois a cultura desportiva acaba por ser de uma realidade diferente de paises como Portugal e Espanha (por exemplo).


O veterano em Portugal há meia duzia de anos atrás era a pessoa que tinha praticado remo por um par de anos e que uma vez por ano vinha fazer uma regatazita (o nacional de veteranos), para matar o bicho e comer/beber bem depois do esforço dispendido. 
Parece que agora o espirito está diferente. O espaço do veterano começa a ser preenchido por atletas com um espirito mais do tipo, dar continuidade ao que já faziam quando remavam no remo sénior. Treinam todo o ano para competirem (o grau de treino varia, pois a disponibilidade pode dar para treinos de 3/4 x por semana). Pensam até em fazer regatas internacionais e casos recentes existem de participação de remadores veteranos em provas internacionais com resultados interessantes. 
Este ano vindouro de 2015, no mundial de veteranos a realizar na Bélgica, em Hazewinkel, por alturas de Setembro. poderá observar-se uma participação record de atletas portugueses numa competição deste género. Com uma componente interessante, em que diferentes atletas de diferentes clubes se juntam em equipas para remarem. Algo que já aconteceu este ano na regata do europeu da Alemanha, onde por exemplo se juntou um shell 8+ com atletas de do Barreirense, da ANL e do VRL, que sem treinos de conjunto perderam o 1º lugar por apenas 1 segundo.

Parece que o espirito do veterano está a mudar.
Contudo o veterano pode continuar a ser a pessoa que só vem remar no nacional e matar o bichinho do remo, mas nota-se que atualmente existe um conjunto de clubes em que os atletas veteranos são cada vez mais competitivos e penso que isso é muito salutar pois eleva o nivel da modalidade, indo esta mais para além do periodo do atleta como sénior.

No caso dos veteranos do Viana Remadores do Lima, parece ser este o espirito de um grupo cada vez mais maior que se juntou já há 3/4 anos e que na classe dos "veteranos" tem vindo a conseguir bons resultados a nivel nacional. A ver se prolongamos a atividade fora de portas.
E, bom, também seria ter mais regatas a nivel nacional de veteranos.
Sugestão: porque nao juntar ao calendario já existente de regatas nacionais, uma prova de 4x/8+ feminino/masculino?


E porque não definitivamente enterrar a definição de "veterano" e passa-la a "Master" como se faz internacionalmente?
 http://www.britishrowing.org/taking-part/masters

Bons treinos boas remadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário