quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Curso de afinaçao de barco de remo - Shell ou Scull

Introdução



Uma parte importante do treinamento e do sucesso em uma regata é a regulagem e ajuste do barco.
Todos os remadores devem possuir as noções básicas de regulagem para poder transmitir ao treinador as correções necessárias visando a obtenção de um melhor aproveitamento das condições físicas e técnicas em concordância com as qualidades de construção e deslocamento do barco.
Ao final desse curso, dividido em quatro partes, você estará em condições de regular um barco a remo.
Não obstante, é recomendavel no início a supervisão de um técnico. Esses conhecimentos possibilitarão ao aluno-remador uma maior colaboração com o treinador e os companheiros.

Regulagem da altura

A altura indica a elevação que deve ter a forqueta em relação ao carrinho, ou em relação à água.
A altura se torna crítica no momento em que a pá sai d'agua. Pouca altura na saída irá produzir o 'travamento' da pá e o atrito dos remos com as pernas do remador. Uma altura elevada irá produzir uma posição anormal dos ombros que se elevam produzindo uma deformação biomecânica que não permitirá uma aplicação normal da força.
O peso, a altura, o desenvolvimento dos músculos e o tamanho do tronco, são fatores a ser considerados. Porém, uma forma prática de obter a altura ideal é observar o remador no final da remada. Os punhos devem ficar aproximadamente na altura das costelas.
Nos barcos de palamenta dupla, ao colocar os remos perpendiculares à agua (posicionados à ré), os mesmos se cruzam, ficando o punho do remo de bombordo por debaixo do punho do remo de boreste. Portanto, devemos lembrar de adicionar 15 mm ao remo de boreste.
Obtençao da altura:
.. Apoiar uma 'régua rigida' sobre a borda do barco, fazendo com que a mesma passe por debaixo da forqueta (FOTO 1)
.. Medir a altura desde o carrinho até a parte superior da régua (FOTO 1)
.. Depois, medir a altura desde a parte superior da régua até a base da forqueta (FOTO2)
.. Somando os dois valores obtemos a altura.

 ..........
....................FOTO 1 ...........................................................FOTO 2
Modificação da altura
.. Retirar o quinto braço;
.. Afrouxar as porcas superiores do pino
.. Retirar a forqueta e acrescentar ou retirar as arruelas conforme a necessidade (FOTO 3)
.......................................................FOTO 3
Alturas ideais
Remos de Palamenta dupla entre 14/15,5 cm e 15/16,5 cm

Remos de Palamenta Simples entre 14,5 e 17 cm.

Regulagem do avanço

O avanço é o deslocamento da forqueta em relação ao carrinho na posição da pegada em proa.
A regulagem do avanço permite que a pegada na proa bem como a devolução na ré sejam mais longas ou mais curtas.
A modificação do avanço possibilita também, nos barcos com mais de um remador, compensar as diferenças de estatura e alcançe dos atletas.
O gráfico abaixo mostra as duas distâncias (a e b) que podem ser alteradas para alongar ou encurtar a pegada na proa e a devolução na ré.
Obtençao do valor do avanço:
1 - Colocar o barco nos cavaletes;
2 - Apoiar o metro com o zero sobre o lado mais a popa do carrinho, que deverá estar encostado na extremidade, também mais a popa, dos trilhos (FOTO 1).
3 - Nos barcos de palamenta dupla, passar um fio de pino (bombordo) a pino (boreste). Para os barcos de palamenta simples, utilizar a régua rigida. Utilizar o prumo posicionando-o perpendicularmente ao fio (palamenta dupla) ou a régua rigida (palamenta simples).
....................................................................FOTO 1
Correçao do valor do avanço:
Para modificar o avanço, devemos correr os trilhos para frente ou para trás. O tamanho dos trilhos varia de 70 à 75 cm. Se os trilhos são ajustáveis, se colocam de tal maneira que haja aproximadamente 65 cm (no final encontram-se os valores sugeridos para cada tipo de barco) do fim dos trilhos até a altura em que se encontra a forqueta.
É possível também modificar a distância entre o carrinho e o fincapé, correndo o fincapé para frente ou para trás. Porém nao é recomendavel trabalhar com ângulos muito fechados em relação à pegada. O ideal é que o remador, na posição de pegada, forme um ângulo de 45º em relaçao à linha d'agua.(FOTO 2)
....................................................................FOTO 2
Podemos modificar as duas variáveis descritas acima, nos casos em que a panturrilha do remador faça atrito com os trilhos.
Alguns barcos possuem finca-pés com altura variável. Por uma questao de estabilidade é preferivel colocar o fincapé o mais baixo possivel.(FOTO 3)
Avanços sugeridos
Tipo de Barco
Avanço em cm
Skiff
0 a 4 cm
Double
3 a 8 cm
Four Skiff
4 a 10 cm
Dois com/sem
3 a 9 cm
Quatro com/sem
6 a 10 cm
Oito
8 a 12 cm

Abertura e Alavanca

Abertura
Nos barcos de palamenta dupla, é a distância entre os dois pinos (bombordo e boreste). FOTO 1
Nos barcos de palamenta simples é a distancia entre a forqueta e o centro do barco. FOTO 2
...
......FOTO 1

..
................ ..................................................FOTO 2

Medição da abertura (palamenta dupla)
Alavanca
É a distância entre o anel e a empunhadura do remo.
Uma alavanca exagerada não permite que o remador aplique a potência numa posição adequada.
O ideal é que nos barcos de palamenta simples a alavanca menos a abertura alcançe um resultado entre 29 - 30 cm.
Nos barcos de palamenta dupla a alavanca deve ser de 16 a 18 cm. superior à abertura.
Quando reduzimos essa distribuição provocamos um aumento no ângulo que o remo faz com a água, obrigando o remador a fazer mais força para manter o mesmo número de remadas.
Por outro lado, um remador com menos potência na água poderá compensar tal deficiência remando com uma abertura maior, conseguindo assim um maior número de remadas.
Medição da alavanca
Nos barcos de palamenta dupla devemos conferir também a simetria. Para comprovar a simetria tomamos um ponto na borda e medimos a distância deste com a forqueta. Depois, fazemos o mesmo no bordo contrário.
Outra forma de medir a simetria é utilizar a régua fixa e o prumo, determinando o centro do barco encontrando assim a distancia deste ponto com as duas forquetas.
Medição da simetria
Todas essas medidas são muito importantes para o andamento do barco. Se uma guarnição bem treinada não consegue manter um ritmo de remadas uniforme, talvez seja recomendável testar outras opções de aberturas e alavancas.
Aberturas e alavancas mais utilizadas (em cm)
Tipo de Barco
Abertura em cm
Alavanca em cm
4 com
84-85
114-115
4 sem
84-85
113-115
2 com
85-87
115-118
2 sem
85-86
115-116
oito
80-83
112-114
skiff
154-156
85-86
double
153-156
85-86
four
153-155
85-86

Regulagem das Inclinações

Preparação para a regulagem das inclinações (ou escapes)
Antes do início das medições, deve-se comprovar o nivelamento do barco, tanto longitudinal como transversalmente. Ou seja, deve-se usar o nível nas duas direções.
Inclinação Lateral
Por inclinação lateral entende-se a inclinação do eixo da forqueta para fora em relação à linha central do barco. Ela é necessária para poder-se controlar a inclinação do remo durante toda a remada.
Com um ajuste normal, o eixo fica na vertical e, se por exemplo, regulamos a pá com 8º (4º da forqueta e 4º do remo), ela se mantém com essa inclinação durante toda a remada. Normalmente se usa essa regulagem em equipes jovens.
Se desejarmos que a inclinação da pá varie de 8º no ataque a 6º na saída de ré, devemos regular o eixo da forqueta com 2º de inclinação lateral. Essa regulagem é normalmente usada em equipes mais experientes e tem a vantagem de facilitar a saída da ré.
.....
Medição do ângulo de ataque do remo com o prumo e o metro
Inclinação
A inclinação é o angulo que forma a pá com a vertical do barco; impede que o remo afunde durante a remada e produza um efeito estabilizante e de elevação da embarcação.
Devido a essa força, a inclinação deve ser a mesma em todas as bancadas, para não produzir um desequilíbiro de forças.
A inclinação se mede colocando o remo na mesma posição da remada n'água e deve medir-se no ataque (a) em ângulo reto com o barco (b) e na saída de ré (c).
Havendo variações, deve-se controlar a inclinação lateral. Nessa regulagem o punho do remo deve ser colocado a 25-27 cm por cima da borda do barco.
Não dispondo de instrumentos especiais, pode-se medir eficazmente a inclinação com ajuda de um prumo e um metro.
Tipo de Palamenta
Inclinações em mm
Simples
14-16
Dupla
13-15
Obs.: As forquetas atuais possuem peças encaixáveis de diferentes medidas que facilitam a correção da inclinação de uma maneira fácil e rápida.

Traduçao luso-brasileira VRL Vet

Um comentário:

  1. Boa noite. O artigo é muito bom e serve para me relembrar também, contudo as fotos já não estão visíveis. Sendo este um artigo de elevado interesse, existe forma de recolocação das fotos?
    Abraço
    FC

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